terça-feira, maio 20, 2025
InícioEconomia do turismoBrasil apresenta Plano Brasis e mira crescimento do setor...

Brasil apresenta Plano Brasis e mira crescimento do setor turístico até 2028

O governo federal lançou nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que valerá de 2025 a 2028. O documento, assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, define as estratégias para fortalecer a presença do país no mercado global, reposicionar sua imagem e valorizar os destinos nacionais. A nova iniciativa sucede o Plano Aquarela, em vigor há duas décadas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

Turismo no Brasil - Assinatura do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco
Assinatura do Plano Brasis – Crédito: André Cyriaco

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade e reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional - Crédito: André Cyriaco - turismo no Brasil
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional – Crédito: André Cyriaco

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. “Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem”, questinou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.

Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo - Crédito: André Cyriaco.
Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo – Crédito: André Cyriaco.

Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita carregada de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.

Celso Sabino, ministro do Turismo - Crédito: André Cyriaco
Celso Sabino, ministro do Turismo – Crédito: André Cyriaco

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque