Segundo Marcelo Freixo, Brasil deve alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano
O Brasil está de malas prontas para conquistar seu lugar de destaque no cenário global do turismo. Em clima de otimismo e transformação, o Visit Brasil Summit marcou o lançamento do Plano Brasis, uma nova estratégia de marketing internacional que promete reposicionar o país no mapa do turismo mundial com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências
Segundo nota enviada pela Embratur ao DIÁRIO DO TURISMO, o presidente Marcelo Freixo afirmou que o país deve alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano — marca inicialmente prevista apenas para 2026. “Vamos bater a meta antes do previsto”, celebrou. Nos primeiros quatro meses de 2025, o Brasil já recebeu 4,4 milhões de visitantes internacionais, um salto de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.
O evento, realizado no Museu do Amanhã (RJ), também foi palco para o lançamento do Plano Brasis, que substitui o antigo Plano Aquarela. A iniciativa, elaborada pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, define os rumos da promoção internacional brasileira entre 2025 e 2027. “Queremos um turismo com identidade, que represente a nossa alegria, nossa hospitalidade e a potência que temos na diversidade. O mundo precisa conhecer os muitos Brasis que temos”, declarou Freixo.
Além do aumento no fluxo turístico, o país também busca superar os US$ 7,3 bilhões em receitas com o turismo internacional, registrados em 2024. “Mais visitantes significam mais empregos, mais renda e mais oportunidades para os brasileiros”, completou o presidente da Embratur.
Durante os painéis do Visit Brasil Summit, lideranças discutiram o futuro do setor com foco em inclusão, empreendedorismo e sustentabilidade. A escritora Conceição Evaristo destacou: “O futuro do turismo não começa amanhã, ele começa agora — e esse futuro é ancestral”. Já Adriana Lanawa, liderança do turismo de base comunitária no Amazonas, emocionou o público ao relatar sua trajetória: “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Hoje, entendo que isso é valorizar quem somos”.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o alinhamento entre as instituições. “O turismo brasileiro vive um momento histórico. O mundo enxerga o Brasil como um país com estabilidade política, social e econômica”, disse. Para ele, o setor já se consolidou como uma das grandes matrizes econômicas nacionais, com 7 milhões de empregos gerados — a maioria por pequenos empreendedores.
A expectativa é de que, com o novo posicionamento internacional, o Brasil se torne um dos principais polos de turismo sustentável e experiencial do mundo, unindo inovação, hospitalidade e um mosaico cultural único.