quarta-feira, maio 21, 2025
InícioAviaçãoLíder Aviação realiza primeiro voo da aviação geral com...

Líder Aviação realiza primeiro voo da aviação geral com combustível sustentável no Brasil

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Líder Aviação deu um passo inédito na história da aviação executiva brasileira ao realizar o primeiro voo da aviação geral do país utilizando combustível sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


A operação aconteceu no Rio de Janeiro, com um helicóptero a serviço da Equinor transportando profissionais para plataformas offshore, abastecido com SAF (Sustainable Aviation Fuel), fornecido pela Vibra por meio da BR Aviation.

O combustível usado, um blend com 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, foi autorizado pela ANP e certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A decolagem ocorreu no Aeroporto de Jacarepaguá, com redução aproximada de 9% nas emissões de CO₂, comprovando a viabilidade do uso do SAF sem necessidade de adaptação nos motores.

“É um marco na aviação geral do Brasil. Estamos construindo uma operação mais sustentável”, afirma Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

Produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), o biocombustível representa um avanço no reaproveitamento de resíduos e na redução do impacto ambiental da aviação. Armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão, o SAF segue padrões internacionais com certificação ISCC.

Ao se tornar a primeira empresa do setor a adquirir SAF da Vibra, a Líder se antecipa à futura exigência regulatória, prevista para 2027, que tornará obrigatório o uso de combustível sustentável em voos comerciais no Brasil.

“A Vibra não poderia deixar de ser pioneira na comercialização do SAF no país”, diz Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra. “Nosso papel na transição energética passa também por iniciativas como essa.”

A iniciativa faz parte do plano de sustentabilidade da Líder, que inclui rotas otimizadas, uso de energia limpa e participação ativa nos debates sobre o futuro da aviação.

“Estamos liderando essa transição com inovação e responsabilidade ambiental”, conclui Jorge França, diretor de QSMSI da empresa.

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque