segunda-feira, junho 9, 2025
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Orlando Giglio: um arquiteto da hotelaria moderna no Brasil

Com uma carreira marcada por inovação e liderança, Orlando Giglio deixou sua marca  na hotelaria no Brasil. Sua trajetória começou na Rede Othon, passou pelo icônico Le Méridien e culminou na introdução do conceito all inclusive com a Iberostar.

REDAÇÃO DO DIARIO, com entrevista à Paulo Atzingen 

Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann Brasil, Giglio continua firme o setor de eventos, viagens e tecnologia.

Da Rede Othon ao Le Méridien: os primeiros passos

Orlando Giglio iniciou sua carreira na Rede Othon em ,1981, onde atuou como gerente de vendas nacionais (Arquivo pessoal)

Orlando Giglio iniciou sua carreira na Rede Othon em ,1981, onde atuou como gerente de vendas nacionais, gerenciando 13 hotéis no Brasil. Ele recorda:

“Era um trabalho intenso, full time, mas conseguimos um belo desempenho à época. Eu tinha um professor, o senhor Peter Schwabe, que foi um ícone do turismo na época e só tenho que agradecer essa pessoa. Que Deus o tenha.”

Em 1986, Giglio ingressou no Le Méridien, um hotel emblemático no Rio de Janeiro, não apenas pela sua imponência, com mais de 450 apartamentos, mas também pelas atividades inovadoras. O hotel trouxe para o Rio o chef Paul Bocuse, integrante da Nouvelle Cuisine, e promoveu diversos festivais em parceria com a Air France, então proprietária do hotel. Ele destaca:

“O Méridien foi uma escola maravilhosa e realmente somava ao estado do Rio de Janeiro e ao Brasil como um hotel de ponta. Fiquei lá de 1986 a 2002, foi um período de muito aprendizado internacional.”

Durante esse período, o mercado hoteleiro enfrentou desafios devido às oscilações da economia brasileira, especialmente relacionadas à moeda e à criação do dólar turismo. Giglio observa:

“Foi muito difícil equalizar. Essa oportunidade, porém, foi muito boa, pois os resultados foram excelentes.”

Orlando Giglio, de braços cruzados e camisa social rosa, em frente ao banner da Iberostar Hotels e Resorts. A rede hoteleira anunciou a saída do executivo.
Orlando Giglio em tempos de Iberostar (Foto: arquivo DT).

Iberostar: introduzindo o all inclusive no Brasil

Em 2003, Giglio aceitou o desafio de implantar a Iberostar no Brasil, uma marca até então desconhecida no país. Ele relata:

“Em 2003, quando eu comecei, não existia nenhuma estrutura no Brasil. Tinha que montar tudo e sequer tínhamos um local pra fazer um hotel!”

A ideia inicial era montar um barco na Amazônia ao estilo dos navios do Nilo, direcionado para clientes internacionais. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de atrair o público brasileiro, o que foi um desafio devido à inconstância das companhias aéreas que servem a Amazônia. No entanto, o esforço valeu a pena:

Orlando: “Segmento de hotelaria e viagens requer muita perseverança, atenção, atualização” (Crédito: DT)

“Conseguimos fazer com que o barco fosse um sucesso que até hoje continua e continua crescendo cada vez mais em ocupação e trazendo lucros consideráveis para a empresa.”

Giglio destaca três marcos importantes na chegada da Iberostar ao Brasil:

A criação da empresa e a implantação da marca no país.

A introdução do verdadeiro sistema all inclusive, até então inexistente no Brasil.

A abertura do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), fortalecendo o mercado nacional.

Ele recorda uma declaração de Valter Patriani, ex-presidente da CVC operadora:

“Existem dois momentos na hotelaria do Brasil: um antes e depois da Iberostar.”

Novos horizontes e reflexões sobre o setor

Após sua saída da Iberostar, Giglio passou um período em quarentena, que lhe permitiu focar em questões pessoais e atualizar-se em áreas que, muitas vezes, a rotina não permite. Ele comenta:

“Esse tempo foi interessante porque deu realmente para fazer algumas coisas da ordem pessoal e atualizar em algumas outras matérias que às vezes não temos tempo.”

Orlando Giglio, em reunião na WTM Latin America (Foto: DT)

  Hoffmann Brasil em 7 capitais

Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann, empresa com 40 anos de atuação no setor de eventos e tecnologia, Giglio continua a inovar. A Hoffman é reconhecida por seu profissionalismo, qualidade e tecnologia avançada, atendendo a clientes de grande porte em todo o Brasil. Ele destaca:

“A empresa cresce e cada dia mais os grandes eventos estamos atendendo todo Brasil, até porque a Hoffman está presente em sete capitais do país, o que flexibiliza bem atender a vários tipos de cliente.”

Carioca, botafoguense e casado há mais de 30 anos com Maria Elizabete, também oriunda da área de turismo, Giglio é avô de duas netas estudiosas. Residente no Rio de Janeiro, ele tem a honra de ser Embaixador do Turismo do Rio e Conselheiro do Visit Rio.

Giglio é carioca, e tem duas paixões: Maria Elizabete e o Botafogo (Arquivo DT)

Refletindo sobre sua trajetória:

“A hotelaria e o setor de viagem posso dizer que foi a minha vida! E é minha vida ainda de outra forma. O segmento de hotelaria e viagens requer muita perseverança, atenção, atualização e principalmente saber atender ao cliente. Acredito que todos que querem crescer ou aprender nesses dois segmentos têm que se dedicar de corpo e alma, porque é um trabalho interessante e que é muito valorizado nesse país.”

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