Com uma carreira marcada por inovação e liderança, Orlando Giglio deixou sua marca na hotelaria no Brasil. Sua trajetória começou na Rede Othon, passou pelo icônico Le Méridien e culminou na introdução do conceito all inclusive com a Iberostar.
REDAÇÃO DO DIARIO, com entrevista à Paulo Atzingen
Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann Brasil, Giglio continua firme o setor de eventos, viagens e tecnologia.
Da Rede Othon ao Le Méridien: os primeiros passos

Orlando Giglio iniciou sua carreira na Rede Othon em ,1981, onde atuou como gerente de vendas nacionais, gerenciando 13 hotéis no Brasil. Ele recorda:
“Era um trabalho intenso, full time, mas conseguimos um belo desempenho à época. Eu tinha um professor, o senhor Peter Schwabe, que foi um ícone do turismo na época e só tenho que agradecer essa pessoa. Que Deus o tenha.”
Em 1986, Giglio ingressou no Le Méridien, um hotel emblemático no Rio de Janeiro, não apenas pela sua imponência, com mais de 450 apartamentos, mas também pelas atividades inovadoras. O hotel trouxe para o Rio o chef Paul Bocuse, integrante da Nouvelle Cuisine, e promoveu diversos festivais em parceria com a Air France, então proprietária do hotel. Ele destaca:
“O Méridien foi uma escola maravilhosa e realmente somava ao estado do Rio de Janeiro e ao Brasil como um hotel de ponta. Fiquei lá de 1986 a 2002, foi um período de muito aprendizado internacional.”
Durante esse período, o mercado hoteleiro enfrentou desafios devido às oscilações da economia brasileira, especialmente relacionadas à moeda e à criação do dólar turismo. Giglio observa:
“Foi muito difícil equalizar. Essa oportunidade, porém, foi muito boa, pois os resultados foram excelentes.”

Iberostar: introduzindo o all inclusive no Brasil
Em 2003, Giglio aceitou o desafio de implantar a Iberostar no Brasil, uma marca até então desconhecida no país. Ele relata:
“Em 2003, quando eu comecei, não existia nenhuma estrutura no Brasil. Tinha que montar tudo e sequer tínhamos um local pra fazer um hotel!”
A ideia inicial era montar um barco na Amazônia ao estilo dos navios do Nilo, direcionado para clientes internacionais. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de atrair o público brasileiro, o que foi um desafio devido à inconstância das companhias aéreas que servem a Amazônia. No entanto, o esforço valeu a pena:

“Conseguimos fazer com que o barco fosse um sucesso que até hoje continua e continua crescendo cada vez mais em ocupação e trazendo lucros consideráveis para a empresa.”
Giglio destaca três marcos importantes na chegada da Iberostar ao Brasil:
A criação da empresa e a implantação da marca no país.
A introdução do verdadeiro sistema all inclusive, até então inexistente no Brasil.
A abertura do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), fortalecendo o mercado nacional.
Ele recorda uma declaração de Valter Patriani, ex-presidente da CVC operadora:
“Existem dois momentos na hotelaria do Brasil: um antes e depois da Iberostar.”
Novos horizontes e reflexões sobre o setor
Após sua saída da Iberostar, Giglio passou um período em quarentena, que lhe permitiu focar em questões pessoais e atualizar-se em áreas que, muitas vezes, a rotina não permite. Ele comenta:
“Esse tempo foi interessante porque deu realmente para fazer algumas coisas da ordem pessoal e atualizar em algumas outras matérias que às vezes não temos tempo.”

Hoffmann Brasil em 7 capitais
Atualmente, como diretor de novos negócios na Hoffmann, empresa com 40 anos de atuação no setor de eventos e tecnologia, Giglio continua a inovar. A Hoffman é reconhecida por seu profissionalismo, qualidade e tecnologia avançada, atendendo a clientes de grande porte em todo o Brasil. Ele destaca:
“A empresa cresce e cada dia mais os grandes eventos estamos atendendo todo Brasil, até porque a Hoffman está presente em sete capitais do país, o que flexibiliza bem atender a vários tipos de cliente.”
Carioca, botafoguense e casado há mais de 30 anos com Maria Elizabete, também oriunda da área de turismo, Giglio é avô de duas netas estudiosas. Residente no Rio de Janeiro, ele tem a honra de ser Embaixador do Turismo do Rio e Conselheiro do Visit Rio.

Refletindo sobre sua trajetória:
“A hotelaria e o setor de viagem posso dizer que foi a minha vida! E é minha vida ainda de outra forma. O segmento de hotelaria e viagens requer muita perseverança, atenção, atualização e principalmente saber atender ao cliente. Acredito que todos que querem crescer ou aprender nesses dois segmentos têm que se dedicar de corpo e alma, porque é um trabalho interessante e que é muito valorizado nesse país.”