O turismo voltado para pessoas acima dos 60 anos ganha força no Brasil, impulsionado pelo envelhecimento ativo, pelos avanços da medicina preventiva e por transformações sociais como o aumento da expectativa de vida. De acordo com dados do Ministério do Turismo, divulgados em 2022, os idosos já representam 15% dos viajantes domésticos e 10% dos turistas internacionais no país.
A tendência é de crescimento. A maioria dos entrevistados na pesquisa do MTur afirmou ter intenção de continuar viajando nos próximos anos. Segundo Vitória Avelino, doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, esse aumento nas viagens está ligado a uma combinação de fatores. “A melhoria na qualidade de vida, o avanço da medicina preventiva, o envelhecimento ativo e o aumento da expectativa de vida são elementos importantes”, afirmou.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do Jornal da USP
Além desses fatores, o tempo livre proporcionado pela aposentadoria e a estabilidade financeira também colaboram para esse movimento. Um estudo publicado na Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina aponta que a aposentadoria redefine o tempo social dos idosos, permitindo que eles priorizem atividades voltadas ao lazer, como as viagens.
Já a Revista Científica Multidisciplinar, em um levantamento realizado em 2023 sobre o perfil do consumidor idoso no turismo, destaca os benefícios emocionais e sociais que essas experiências proporcionam — reforçando seu impacto positivo sobre o bem-estar dessa faixa etária.
Apesar do avanço, ainda há barreiras a serem superadas. Problemas de acessibilidade, como calçadas irregulares, ausência de rampas e escassez de opções de hospedagem adaptadas, continuam sendo entraves para o pleno aproveitamento das viagens. Vitória Avelino destaca a importância de pensar em soluções inclusivas. “É preciso oferecer comunicação clara, atendimento humanizado e profissionais capacitados para lidar com as necessidades desse público, que valoriza conforto, segurança e autonomia durante as viagens, pois não dá para ignorar os desafios”, explicou.
Ela ressalta que o Brasil já começa a dar passos importantes nessa direção. “Operadoras têm seguido o exemplo, desenvolvendo soluções sob medida para esse público, com foco na autonomia, no conforto e na segurança”, concluiu.