A Embratur abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições para seleção de coexpositores em duas importantes feiras internacionais do setor de turismo de negócios, em parceria com o Sebrae. O edital é voltado a empresas interessadas em participar do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) no segundo semestre de 2025.
Os selecionados poderão divulgar seus produtos, serviços, destinos e estrutura voltados ao turismo de eventos e negócios. As feiras previstas são:
IMEX America, em Las Vegas, de 7 a 9 de outubro
IBTM World, em Barcelona, de 18 a 20 de novembro
O período de inscrições vai de 23 de junho a 3 de julho de 2025. Os interessados devem consultar os critérios de participação descritos no edital. Inscreva-se neste link.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, podem participar do processo organizações da administração pública, além de empresas do trade turístico, como hotéis, companhias aéreas, operadoras, organizações de marketing de destinos, organizadores de congressos, espaços para eventos e outras do segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo de negócios, eventos e incentivos têm um impacto econômico expressivo no país. Para ele, é importante focar no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo e sustentável para negócios internacionais. “O turista de negócios é o que mais gasta, em média, por visita, e esse é um segmento estratégico no mundo todo. O Brasil, com toda a sua diversidade e potencial, tem plenas condições de atrair cada vez mais eventos internacionais, que, ao serem sediados no país, representam uma oportunidade de demonstrar nossa capacidade de infraestrutura, inovação e de impulsionar diversos setores econômicos do país”, salientou.
“Os pequenos negócios estão inseridos neste contexto, pois vão poder atuar nos mais diferentes segmentos do Turismo. Este processo pertence aos empreendedores e empreendedoras do país para ampliar oportunidades e gerar emprego e renda no país. Esta ação é de grande importância, pois com esta iniciativa, o Sebrae e a Embratur estão posicionando as experiências turísticas brasileiras. Estamos atuando, abrindo mercado para os pequenos negócios, que no turismo, são a maioria também. Os pequenos negócios estão tendo a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, sempre com o máximo de qualidade e com apoio do Sebrae”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
MICE no Brasil
Por meio do edital, a Embratur seleciona e cria oportunidades para empresas qualificadas atuarem no mercado internacional contribuindo para o posicionamento do Brasil como um destino de referência para negócios, eventos e incentivos. Uma comprovação da efetividade da estratégia da Agência no segmento é o crescimento do posicionamento do Brasil no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Conforme dados da associação internacional, em 2024 o Brasil voltou ao Top 15 da ICCA, se posicionando como líder da América Latina como o país que mais sediou eventos internacionais.
As Feiras
Imex America – Las Vegas (Estados Unidos) (7 a 9/10/2025)
IBTM World – Barcelona (Espanha) (18 a 20/11/2025)
Seleção
O processo selecionará interessados em participar do evento nas seguintes categorias:
Institucionais – órgãos ou instituições da Administração Pública direta e indireta;
Setor privado – Operadores de Turismo Receptivo Internacional, Meios de Hospedagem; Organizações de Marketing de Destinos e/ou Associações Representativas de Segmentos ou Nichos; Companhias Aéreas; e Espaços para Congressos e Exposições ou organizadores de eventos internacionais.
Os resultados serão divulgados separadamente nas seguintes datas:
- Imex America: 14/7/2025
- IBTM: 15/7/2025