segunda-feira, julho 14, 2025
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Turismo internacional no Brasil cresce 48% no primeiro trimestre e país lidera desempenho na América Latina

Turismo Internacional- O Brasil registrou um expressivo aumento de 48% na entrada de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.

Com informações do Ministério do Turismo e Embratur

Com esse desempenho, o país não apenas superou destinos tradicionais da América Latina como Chile, Equador e Curação, como também conquistou a segunda colocação no ranking mundial de performance turística elaborado pela ONU Turismo, ficando atrás apenas do Paraguai.

De janeiro a junho deste ano, mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, consolidando esse como o melhor resultado da série histórica para um primeiro semestre. O número representa 77,3% da meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para o ano de 2025, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais. Mantido o atual ritmo de crescimento, o Brasil poderá ultrapassar ainda este ano a meta prevista para 2027, de 8,1 milhões de visitantes.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os dados e destacou o momento positivo vivido pelo setor. “A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, afirmou.

Em 2024, o país já havia batido um recorde, com a entrada de 6.773.619 turistas internacionais, superando a antiga marca histórica de 2018, quando 6.621.376 visitantes estrangeiros foram registrados.

Turismo Internacional: estratégia fortalece imagem do Brasil no exterior

O desempenho robusto do turismo receptivo reforça os objetivos estratégicos do “Plano Brasis” – o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, o plano tem como meta consolidar os destinos nacionais nos principais mercados internacionais, reposicionando a imagem do país e promovendo sua diversidade cultural, belezas naturais e o compromisso com a sustentabilidade.

Entre as metas do “Plano Brasis” estão o aumento do número de visitantes estrangeiros, o crescimento da receita gerada pelo turismo internacional e a distribuição equilibrada dos fluxos turísticos por todo o território nacional. A crescente visibilidade do Brasil no cenário global demonstra que essas estratégias estão no caminho certo.

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