InícioBlog do DiárioChef Filipe Ducasse assina novo menu do Obeijú em...

Chef Filipe Ducasse assina novo menu do Obeijú em Campinas

O restaurante Obeijú, localizado no I Am Design Hotel Campinas — administrado pela Hotelaria Brasil — apresenta um novo menu que valoriza os sabores, biomas e tradições do Brasil. Inspirada na filosofia da Sintropia Brasileira, a proposta combina ancestralidade, biodiversidade e técnica contemporânea, traduzindo a essência de uma cozinha moderna com raízes profundas no país.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Assinado pelo chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da marca Sintropia Brasileira, em parceria com a equipe do Obeijú, o cardápio convida os clientes a uma jornada gastronômica que percorre o sertão nordestino, a Amazônia, Minas Gerais e chega até Campinas. Cada prato reflete uma experiência que transforma memórias afetivas em criações sofisticadas e cheias de identidade.

“Queremos que cada visita seja uma viagem pelos sabores e territórios do nosso país. Resgatamos técnicas tradicionais e as reinterpretamos de forma autoral, com equilíbrio entre sabor, identidade e experiência”, afirma o chef Ducasse.

Chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da Sintropia Brasileira e responsável pelo novo menu do restaurante Obeijú, no I Am Design Hotel Campinas - Foto: Instagram @obeijurestaurante
Chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da Sintropia Brasileira e responsável pelo novo menu do restaurante Obeijú, no I Am Design Hotel Campinas – Foto: @

O gerente-geral do hotel, Bruno Chagas, destaca que o novo menu é uma celebração da cultura e da hospitalidade brasileiras. “É uma alegria oferecer aos nossos hóspedes e visitantes uma experiência única, que combina sabor, sofisticação e a riqueza dos ingredientes locais.”

Entre os destaques estão o Itabebé (cupim cozido lentamente, mousseline de mandioca com queijo meia cura e farofa crocante de castanha de caju), o Maré (risoto do mar com camarões, lula e mexilhões, finalizado com o molho Yemanjá, criação do chef Laurent Suaudeau), o Chorizo de Sol (corte serenado na casa, que remete ao sabor do sertão) e o Pirarucu à Moda da Casa (servido com legumes salteados, batatas noisettes e manteiga de garrafa).

O menu valoriza ingredientes regionais e produtores locais, como queijos artesanais do Pé do Morro Japi, mandioca, banana-da-terra, pescados amazônicos e frutas brasileiras como cupuaçu e manga. O uso de produtos sazonais reforça o respeito à natureza e a conexão com a diversidade cultural do país.

A experiência vai além do sabor, unindo apresentação cuidadosa, harmonização com a carta de bebidas e um ambiente acolhedor que une sofisticação contemporânea e brasilidade. Cada prato é uma viagem sensorial pelo Brasil, guiada por técnica, emoção e afeto.

O novo menu estreia em outubro de 2025, disponível no jantar e nos almoços de fim de semana e feriados. Embora não seja obrigatória, a reserva é recomendada para grupos e datas especiais. O tíquete médio varia entre R$ 120 e R$ 150 por pessoa, conforme a escolha dos pratos e bebidas.

Mais informações: @obeijurestaurante e @iamdesigncampnas.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque