segunda-feira, julho 21, 2025
InícioEconomia do turismoInovação e integração marcam o futuro do turismo no...

Inovação e integração marcam o futuro do turismo no Rio com foco em 2026

O 7ª Congresso Estadual Empresarial de Turismo, promovido pela FC&VB‑RJ no Rio de Janeiro, consolidou-se como palco de discussões estratégicas para o setor, com destaque para a assinatura de convênios, parcerias inéditas e o anúncio de eventos de porte para 2026, projetando o turismo do estado rumo à modernidade.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

No encerramento do evento, foi confirmada a realização da FEICON, principal feira latino-americana de construção civil e arquitetura, no Rio em 2026, reforçando a diversidade de segmentos explorados pela federação. Também foi selado um convênio com o CIEE para impulsionar a inclusão de jovens aprendizes no mercado, evidenciando o compromisso com a formação de mão de obra qualificada.

TurismoRJ2026
Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ, em discurso de abertura do 7º Congresso Estadual de Turismo – Crédito – Juliana Chalita

Pontos altos do congresso incluíram discussões sobre inteligência artificial aplicada ao turismo, redes sociais, turismo de luxo, gastronomia, destinos comandados por mulheres, esportes, entretenimento e tecnologia. Especialistas como Tony Ventura, entre os top 5 palestrantes de IA do mundo, e nomes do trade promoveram painéis que trouxeram inovação e boas práticas para o setor.

Autoridades ressaltaram o desempenho do turismo local: mais de 1,1 milhão de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025, um crescimento aproximado de 50% em relação ao ano anterior, com expectativa de alcançar 2 milhões até dezembro. Na capital, o aumento foi ainda mais expressivo, com 6,8 milhões de visitantes, sendo 1,2 milhão estrangeiros – alta de mais de 52%.

Tatiana D’Ângello, mediadora painel Destinos comandados por mulheres – Crédito – Juliana Chalita

A jornalista Roberta Werner destacou o momento de expansão do turismo de luxo no Rio, com experiências exclusivas sob medida (“tailor-made”). Marcus– o subsecretário Marcelo Monfort – enfatizou os avanços no interior do estado, enquanto o secretário estadual Gustavo Tutuca ressaltou o desafio de operar com orçamento reduzido frente a concorrentes globais consolidados, como Orlando.

Protagonismo do audiovisual

O Congresso também promoveu o tradicional networking e celebrou o protagonismo do setor audiovisual, com apresentação de Emanuel Rego e participação de representantes do Parque Bondinho, do Carnaval e esportes como surf e vela, além da valorização de uma rede de Conventions presidida por mulheres. Na gastronomia, o painel “Rio Delícia” enalteceu a culinária fluminense e sua capacidade de encantar públicos locais e internacionais.

Painel Destinos comandados por mulheres – Crédito – Juliana Chalita

A Feira de Destinos, promovida paralelamente, trouxe à tona experiências autênticas de municípios fluminenses, estreitando laços entre público, trade e poder público. Fechando a programação com chave de ouro, atrações musicais, como a Camerata do ASMB e a banda de Marianna Cunha, enriqueceram o ambiente com cultura e talento local.

LEIA TAMBÉM:

FITUR Sports reafirma protagonismo global no turismo esportivo durante a FITUR 2026

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque