sábado, agosto 2, 2025
InícioBlog do DiárioGastronomia mineira com alma paulista: Consulado Mineiro na Alameda...

Gastronomia mineira com alma paulista: Consulado Mineiro na Alameda Santos

Consulado Mineiro
A casa é uma extensão do tradicional restaurante da praça Benedito Calixto, fundado em 1991 pelos irmãos Carneiro (Crédito: divulgação)

Aberto em abril de 2021, em plena pandemia, o Consulado Mineiro da Alameda Santos conquistou seu espaço entre os endereços mais procurados por quem circula pela Avenida Paulista. Instalado em um charmoso sobrado de 300 m² e 100 lugares, o restaurante preserva a essência da culinária da Zona da Mata mineira, com toques contemporâneos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A casa é uma extensão do tradicional restaurante da praça Benedito Calixto, fundado em 1991 pelos irmãos Carneiro. “Sempre sonhamos em voltar para a região onde nossa história começou”, diz o sócio Geraldo Magela. O imóvel, próximo ao metrô, tem decoração típica mineira, bar e cachaçaria no térreo e um salão espaçoso no primeiro andar.

Consulado Mineiro
Famoso por pratos fartos, como a Feijoada Completa, o Leitão à Pururuca e o Mexidão, o cardápio inclui delícias que remetem ao interior mineiro (divulgação)

Famoso por pratos fartos, como a Feijoada Completa, o Leitão à Pururuca e o Mexidão, o cardápio inclui delícias que remetem ao interior mineiro, como o “Uai Gatô”, sobremesa feita com goiabada, queijo e sorvete. O menu executivo é servido durante a semana, e as porções e drinques autorais — como a caipiroska de tangerina com pimenta dedo-de-moça — atraem o público no happy hour.

A unidade da Benedito Calixto segue como referência gastronômica, com ambiente acolhedor, apoio a eventos culturais e clientela fiel formada por artistas, jornalistas e turistas. Ambas as casas oferecem delivery, acesso para pessoas com deficiência, área pet friendly (externa) e estacionamento com manobrista (apenas na Alameda Santos).

A história do restaurante se entrelaça com a trajetória da família Carneiro em São Paulo — especialmente na região da Paulista, onde viveram por décadas e recebiam amigos em clima de aconchego mineiro. Foi ali que nasceu, de forma espontânea, o nome Consulado Mineiro.

CONSULADO MINEIRO RESERVE

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque