segunda-feira, agosto 18, 2025
InícioBlog do DiárioConfira dez motivos para visitar Quito no verão

Confira dez motivos para visitar Quito no verão

(Edição do DT com agências)

“A melhor maneira de ajudar o Equador é visitando o país”. É a mensagem que várias instâncias turísticas do Equador têm difundido para reavivar o turismo após o terremoto que ocorreu em 16 de abril, em uma das regiões costeiras.

A ajuda às zonas costeiras, onde se deu o terremoto, veio de todas as partes do mundo. A capital Quito, localizada a 280 km do epicentro, permanece intacta e tem funcionado como centro de coleta de mantimentos e água para as áreas afetadas.

O Órgão de Turismo do Equador reuniu dez ideias e atividades para descobrir a cidade:

Centro histórico

A história de Quito e o legado da fusão indígena e espanhola deu origem à famosa Escola de Arte de Quito. O centro histórico da cidade possui as razões por ter obtido a nomeação de Patrimônio Cultural da Humanidade. Caminhar e admirar as praças, a arquitetura monumental, as igrejas e os pequenos comércios onde os saberes herdados ainda permanecem vivos. A beleza dos conventos surpreende. Em cada esquina, os detalhes arquitetônicos das casas que fazem parte do patrimônio da cidade.

Centro histórico de Quito. (Foto: divulgação)
Centro histórico de Quito. (Foto: divulgação)

A visita a Quito só será completa se você saborear os chocolates e cafés produzidos no Equador. Recomenda-se que o visitante experimente as combinações de chocolate com produtos locais, como uvilla, mortiño e outros. Quito conta com o Bosque Nublado, considerado um “hot spot” pela riqueza natural, que serve como cenário para o Café de Quito, que cresce entre 1,2 mil a 2 mil metros acima do nível do mar. Caturra, typica e cidra são os tipos de café cultivados; o que é surpreendente é que a mesma semente pode dar diferentes sabores e intensidades para o café.

Cerveja artesanal

Em um convento de Quito foi criada uma das mais antigas cervejarias da América. Com a chegada da ordem franciscana, cinco séculos atrás, a espiga da cevada passou a ser conhecida no Equador. Atualmente a bebida de malte e diferentes texturas está presente em vários estabelecimentos produtores de cervejas artesanais.

Culinária de Quito

A gastronomia de um país deve ser apreciada por todo viajante. Os pratos tradicionais de Quito têm uma forte influência andina e ibérica. O locro, o seco de chivo, a fritada, as empanadas, os molhos de pimenta, os sucos e o sorvete de paila são exemplos. Você encontra nos coloridos mercados uma grande variedade de produtos e receitas tradicionais.

Emoção em latitude zero

A capital mais próxima do sol, com seus 2,85 mil metros acima do nível do mar, é também o único lugar onde pode-se sentir a energia do centro do mundo enquanto caminha sobre a linha do Equador, na latitude 0°0’0”. A localização geográfica dá a Quito qualidades únicas evidenciadas pelo clima e pela riqueza natural.

Mirantes

Quito é uma cidade conhecida como a “Carinha de Deus”. O porquê se descobre ao apreciar a cidade a partir de diferentes pontos altos, com conhecidas paisagens. Visitar o teleférico nas primeiras horas da manhã e admirar a cidade rodeada por vulcões a partir da Cruz Loma. Subir até El Panecillo para ver Quito de norte a sul.

Entretenimento e cultura

Quito é reconhecida mundialmente como a cidade Metade do Mundo. (Foto: divulgação)

É possível encontrar opções de restaurantes, cafés, bares e discotecas no bairro de La Mariscal, La Floresta, Guápulo e Cumbayá. Se o visitante busca atividades culturais, pode ir ao Museu da Cidade, a Cada del Alabado, o Museu de Cera, o Teatro Sucre ou a Casa da Música.

Tradições e experiências locais

Há quatro séculos, a cidade tem sido reconhecida na América como centro cultural e artístico. Ainda estão na cidade vários comércios antigos, como cereros (trabalham com ceras e velas), cajoneras (comercializam alimentos), chapeleiros, alfaiates, herbalistas, que guardam e preservam os conhecimentos dos ancestrais e os compartilham em suas oficinas. A icônica rua La Ronda, localizada no Centro Histórico, é um lugar ideal para encontrar artesãos, vivenciar tradições e jogos antigos.

Reservas naturais

Ao afastar-se um pouco da cidade, pode-se descobrir, a poucos quilômetros de Quito, reservas naturais e áreas de conservação que cercam a região. Yunguilla, o Bosque Protetor Maquipucuna, a Reserva El Pahuma e o Parque Nacional Cayambe-Coca são algumas das opções para quem quer desfrutar a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais. No noroeste está o Bosque Nublado, para a observação de aves, onde habitam mais de 500 espécies.

Aventura nas alturas: A uma hora de viagem, no entorno de Quito, pode-se desfrutar das atividades nos planaltos desertos dos Andes: águas termais, caminhadas, montanhismo, cavalgadas e agroturismo em fazendas e muito mais.

Quito oferece uma ampla gama de atrações e atividades únicas no mundo: desde aventuras para aumentar a adrenalina até passeios românticos pelas ruas coloniais.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque