Confira dez motivos para visitar Quito no verão

(Edição do DT com agências)

“A melhor maneira de ajudar o Equador é visitando o país”. É a mensagem que várias instâncias turísticas do Equador têm difundido para reavivar o turismo após o terremoto que ocorreu em 16 de abril, em uma das regiões costeiras.

A ajuda às zonas costeiras, onde se deu o terremoto, veio de todas as partes do mundo. A capital Quito, localizada a 280 km do epicentro, permanece intacta e tem funcionado como centro de coleta de mantimentos e água para as áreas afetadas.

O Órgão de Turismo do Equador reuniu dez ideias e atividades para descobrir a cidade:

Centro histórico

A história de Quito e o legado da fusão indígena e espanhola deu origem à famosa Escola de Arte de Quito. O centro histórico da cidade possui as razões por ter obtido a nomeação de Patrimônio Cultural da Humanidade. Caminhar e admirar as praças, a arquitetura monumental, as igrejas e os pequenos comércios onde os saberes herdados ainda permanecem vivos. A beleza dos conventos surpreende. Em cada esquina, os detalhes arquitetônicos das casas que fazem parte do patrimônio da cidade.

Centro histórico de Quito. (Foto: divulgação)
Centro histórico de Quito. (Foto: divulgação)

A visita a Quito só será completa se você saborear os chocolates e cafés produzidos no Equador. Recomenda-se que o visitante experimente as combinações de chocolate com produtos locais, como uvilla, mortiño e outros. Quito conta com o Bosque Nublado, considerado um “hot spot” pela riqueza natural, que serve como cenário para o Café de Quito, que cresce entre 1,2 mil a 2 mil metros acima do nível do mar. Caturra, typica e cidra são os tipos de café cultivados; o que é surpreendente é que a mesma semente pode dar diferentes sabores e intensidades para o café.

Cerveja artesanal

Em um convento de Quito foi criada uma das mais antigas cervejarias da América. Com a chegada da ordem franciscana, cinco séculos atrás, a espiga da cevada passou a ser conhecida no Equador. Atualmente a bebida de malte e diferentes texturas está presente em vários estabelecimentos produtores de cervejas artesanais.

Culinária de Quito

A gastronomia de um país deve ser apreciada por todo viajante. Os pratos tradicionais de Quito têm uma forte influência andina e ibérica. O locro, o seco de chivo, a fritada, as empanadas, os molhos de pimenta, os sucos e o sorvete de paila são exemplos. Você encontra nos coloridos mercados uma grande variedade de produtos e receitas tradicionais.

Emoção em latitude zero

A capital mais próxima do sol, com seus 2,85 mil metros acima do nível do mar, é também o único lugar onde pode-se sentir a energia do centro do mundo enquanto caminha sobre a linha do Equador, na latitude 0°0’0”. A localização geográfica dá a Quito qualidades únicas evidenciadas pelo clima e pela riqueza natural.

Mirantes

Quito é uma cidade conhecida como a “Carinha de Deus”. O porquê se descobre ao apreciar a cidade a partir de diferentes pontos altos, com conhecidas paisagens. Visitar o teleférico nas primeiras horas da manhã e admirar a cidade rodeada por vulcões a partir da Cruz Loma. Subir até El Panecillo para ver Quito de norte a sul.

Entretenimento e cultura

Quito é reconhecida mundialmente como a cidade Metade do Mundo. (Foto: divulgação)

É possível encontrar opções de restaurantes, cafés, bares e discotecas no bairro de La Mariscal, La Floresta, Guápulo e Cumbayá. Se o visitante busca atividades culturais, pode ir ao Museu da Cidade, a Cada del Alabado, o Museu de Cera, o Teatro Sucre ou a Casa da Música.

Tradições e experiências locais

Há quatro séculos, a cidade tem sido reconhecida na América como centro cultural e artístico. Ainda estão na cidade vários comércios antigos, como cereros (trabalham com ceras e velas), cajoneras (comercializam alimentos), chapeleiros, alfaiates, herbalistas, que guardam e preservam os conhecimentos dos ancestrais e os compartilham em suas oficinas. A icônica rua La Ronda, localizada no Centro Histórico, é um lugar ideal para encontrar artesãos, vivenciar tradições e jogos antigos.

Reservas naturais

Ao afastar-se um pouco da cidade, pode-se descobrir, a poucos quilômetros de Quito, reservas naturais e áreas de conservação que cercam a região. Yunguilla, o Bosque Protetor Maquipucuna, a Reserva El Pahuma e o Parque Nacional Cayambe-Coca são algumas das opções para quem quer desfrutar a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais. No noroeste está o Bosque Nublado, para a observação de aves, onde habitam mais de 500 espécies.

Aventura nas alturas: A uma hora de viagem, no entorno de Quito, pode-se desfrutar das atividades nos planaltos desertos dos Andes: águas termais, caminhadas, montanhismo, cavalgadas e agroturismo em fazendas e muito mais.

Quito oferece uma ampla gama de atrações e atividades únicas no mundo: desde aventuras para aumentar a adrenalina até passeios românticos pelas ruas coloniais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Prefeitos do ABC compram 1 milhão de testes de covid-19

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne prefeitos da região, anunciou a compra de 1 milhão de kits para testes de covid-19. A remessa...

Entidades hoteleiras entregam carta ao Procon-SP

Nesta terça-feira (31), os presidentes da ABIH – Associação Brasileira de Hotéis do Estado de São Paulo; BLTA – Associação Brasileira de Turismo de...

CEO da Vail Resorts doará mais de US $ 2,5 milhões para apoiar funcionários e comunidades montanhosas

À medida que indivíduos e comunidades enfrentam os graves impactos do COVID-19, o CEO da Vail Resorts, Rob Katz, e sua esposa, Elana Amsterdam,...

Senado deve votar projeto que cria renda básica durante pandemia

O Senado deve votar nesta terça-feira (31), o projeto de lei que institui a Renda Básica de Cidadania Emergencial, benefício a ser concedido em...

Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública por parte do Ministério da Saúde para atuar no...

Grupo de argentinos ficam ilhados em ponte entre Brasil e Argentina

Um grupo de quase 20 argentinos está preso desde o final de semana na Ponte da Fraternidade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Puerto...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias