O Destino Miringuava, roteiro turístico localizado em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, acaba de ganhar cinco novas atrações. Agora, o circuito reúne 11 empreendimentos certificados que adotam práticas sustentáveis e oferecem experiências como colheita de frutas, cafés coloniais, vinícolas, trilhas pela Mata Atlântica, vivências em propriedades de agricultura familiar e hospedagem em ecopousadas.
“É uma excelente opção de lazer para os finais de semana ou período de férias. Ao visitar esses espaços, os turistas podem viver experiências únicas em meio à natureza e ainda contribuir para o fortalecimento de negócios sustentáveis, que ajudam a conservar uma região estratégica para o abastecimento de água de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e representante do movimento Viva Água, iniciativa que mobiliza os empreendedores locais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os empreendedores da região passaram por capacitação de oito meses promovida pelo Sebrae-PR, em parceria com o Viva Água, que contempla um diagnóstico em diversos critérios sociais, econômicos, ambientais e culturais.

“O objetivo foi assegurar que os empreendimentos atendam a altos padrões de sustentabilidade. Acreditamos que esses locais possam se tornar referência na recuperação de ecossistemas naturais e no estímulo ao empreendedorismo de impacto positivo”, explica Fernanda Pesarini Tarli, gestora dos projetos de Turismo – Regional Leste, do Sebrae-PR.
Além da qualificação para aprimorar a gestão sustentável, os empreendimentos certificados tiveram acesso a ferramentas financeiras e linhas de crédito, destinadas a promover adaptações e melhorias de infraestrutura. “Todo o trabalho realizado na região pelo movimento Viva Água, há mais de cinco anos, demonstra como o turismo responsável pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais, considerando práticas ecológicas, o envolvimento dos moradores locais e o empoderamento econômico”, diz Karam.
A Bacia do Rio Miringuava possui vocação natural para o turismo rural e o ecoturismo, pois além dos atrativos ecológicos, a região oferece uma rica herança cultural e gastronômica. “Os colonos europeus que chegaram na região ao longo do século passado construíram histórias e tradições que certamente precisam ser conhecidas. O roteiro combina esse legado com a possibilidade de conexão genuína com a comunidade local e a natureza”, completa Karam.

Conheça as atrações do Destino Miringuava:
La Choupana – Colha e pague de morangos
Sítio de agricultura familiar com produção de morangos, campo de girassóis, piquenique e café colonial. Destaque para o sistema de irrigação inteligente e cultivo em estruturas recicladas. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. (@lachoupana001)
Chácara Vailati – Hortas, frutas e produtos coloniais (novo no roteiro)
Colha e pague de morangos, hortaliças e, sazonalmente, uvas e ponkans. Loja com geleias, licores, sucos e artesanato. Atende com café colonial e almoço mediante agendamento. (@chacara.vailati)
Rancho Caminho das Águas – Agricultura orgânica e educação ambiental
Conta com trilhas, degustação de mel de abelhas nativas, biofábrica de defensivos naturais e experiências educativas para escolas e famílias. Visitas mediante agendamento. (ranchocaminhodasaguas.com)
Vinícola Araucária – Degustação e enoturismo
Imersão no processo de produção de vinhos, com trilhas, mirante, cachoeira, restaurante e hospedagem. Também conta atrações sazonais, como ‘colhe e pague’ de frutas da região. Visitação aberta diariamente. (vinicolaaraucaria.com.br)
Ecopousada Estância Carmelo – Natureza e descanso
Casas campeiras em meio à Mata Atlântica, com redário, ofurôs, trilhas e área de lazer. Área de restauração florestal com agrofloresta. Agendamento por whatsapp. (@estanciacarmello)
Rancho do Sena – Pousada ecológica e camping (novo no roteiro)
Hospedagem rústica, trilhas, observação de fauna e horta orgânica. Espaço para eventos e day use. Atendimento diário com reservas. (@ranchodosena)
Cantina Zanchetta – Tradição italiana (novo no roteiro)
Rodízio de massas, pisa da uva e o premiado café no parreiral, em meio à natureza. Aberto aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. (@cantinazanchetta)
Kawiarnia – Café colonial polonês (novo no roteiro)
Receitas típicas, como pierogi, sopas e bolos, preservam a cultura da Colônia Murici. Ambiente familiar e aconchegante. Aberto das 12h (sábados) ou 11h30 (domingos) até as 19h.(@kawiarniacafecolonial)
Chácara das Vaquinhas – Gastronomia e eventos (novo no roteiro)
Refúgio rural com destaque para a costela fogo de chão e o festival do caranguejo. Atende com day use e eventos, com agendamento. (chacaradasvaquinhas.com.br)
Orquidário das Araucárias – Flores e conhecimento
Comércio e assessoria no cultivo de orquídeas, com visitação aberta de terça a domingo. Atendimento para grupos mediante agendamento. (@orquidario_das_araucarias)
Ecoguaricana – Ecoturismo guiado
Agência especializada em trilhas e passeios pela Mata Atlântica, com refeições incluídas e experiências em grupo ou individuais. (ecoguaricana.com.br)
Acesse o mapa do Destino Miringuava: www.destinomiringuava.com.br

Sobre o movimento Viva Água
Idealizado em 2019 pela Fundação Grupo Boticário, o movimento Viva Água na Bacia do Rio Miringuava atua para garantir a segurança hídrica e promover a adaptação às mudanças climáticas no manancial do Rio Miringuava – uma das principais fontes de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba, com potencial para atender cerca de 600 mil pessoas.
A iniciativa reúne mais de 20 parceiros e promove ações de conservação ambiental, desenvolvimento social e incentivo ao empreendedorismo sustentável. Já foram plantadas mais de 40 mil mudas nativas da Mata Atlântica, recuperando áreas degradadas e contribuindo para a proteção da biodiversidade.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores.
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.
Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.
A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Saiba mais no site: www.fundacaogrupoboticario.org.br