Air Canada suspendeu neste domingo (17) a retomada parcial de suas operações, prevista para hoje, após o sindicato dos comissários de bordo (CUPE) orientar ilegalmente seus membros a não retornarem ao trabalho, em desrespeito à determinação do Canada Industrial Relations Board (CIRB).
DA REDAÇÃO – com jornais internacionais
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a companhia aérea canadense havia planejado reativar um número limitado de voos da companhia e da Air Canada Rouge ainda nesta segunda-feira, mas o descumprimento da ordem por parte do CUPE inviabilizou a retomada. Segundo a empresa, os voos começarão a ser restabelecidos apenas a partir da noite desta terça-feira.
A decisão do CIRB determinou o retorno imediato às atividades e encerrou tanto a greve iniciada pelo sindicato quanto o lockout imposto anteriormente pela Air Canada. Apesar disso, cerca de 240 voos programados para esta segunda-feira foram cancelados. Em operação normal, a empresa realiza cerca de 700 voos diários.
Impacto operacional e atendimento aos passageiros da Air Canada
As operações da empresa aérea canadense e da subsidiária Air Canada Rouge foram suspensas em 16 de agosto de 2025, após a paralisação dos comissários de bordo representados pelo CUPE. O governo do Canadá interveio, e o CIRB determinou o retorno ao trabalho, considerando a essencialidade dos serviços. Mesmo assim, o sindicato manteve a orientação para que os profissionais não se apresentassem para suas escalas.
A companhia aérea reforçou que os clientes com voos cancelados serão notificados diretamente e aconselhados a não comparecerem aos aeroportos, exceto em casos de bilhetes confirmados por outras companhias. Entre as alternativas oferecidas, estão o reembolso integral, crédito para viagens futuras e a tentativa de reacomodação em voos de outras empresas — embora a disponibilidade seja limitada, devido à alta temporada de verão.
Vale destacar que os voos operados pela Air Canada Express, por meio das parceiras Jazz e PAL, seguem funcionando normalmente.
Sobre a Air Canada
A aérea canadense é a principal transportadora do país, operando voos regulares para mais de 180 destinos em todos os seis continentes. Membro fundador da Star Alliance, a companhia mantém classificação Quatro Estrelas pela Skytrax e opera o programa de fidelidade Aeroplan — o maior do Canadá, com parcerias que abrangem 45 companhias aéreas e uma ampla rede de serviços.
Além disso, por meio da Air Canada Vacations, a empresa disponibiliza pacotes para centenas de destinos ao redor do mundo, incluindo opções completas com voos, hotéis, cruzeiros e locação de veículos. A divisão Cargo da companhia conecta continentes com operações tanto em aeronaves comerciais quanto cargueiros dedicados.
Com ações negociadas na TSX e OTCQX, a companhia reafirma seu compromisso ambiental, com metas de emissões líquidas zero até 2050.