O aeromóvel Guarulhos volta a virar notícia ao desencadear um processo administrativo sancionador por parte da Anac, que investiga o cronograma comprometido na entrega do sistema de transporte que conectará a estação da CPTM aos terminais do aeroporto.
DA REDAÇÃO com informações da Folhapress
A Anac abriu o processo após novas falhas no cumprimento dos prazos — inicialmente previstos para 18 de fevereiro de 2024 e depois renomeados para o segundo semestre do ano passado — e uma última previsão formal da GRU Airport para entrega em 31 de agosto, também não cumprida .
Durante uma visita técnica em 1º de setembro, a equipe da Anac constatou o descumprimento pessoalmente, o que acelerou o procedimento administrativo .
O processo visa apurar o descumprimento contratual diante de possíveis penalidades à concessionária GRU Airport, que poderá enfrentar multa, cujo valor será calibrado conforme a duração do atraso. O procedimento está sujeito ao direito ao contraditório, à ampla defesa e às garantias do devido processo legal .
Questionada sobre os motivos do atraso, a GRU indicou que a reportagem deveria recorrer à Aerom, responsável pelas obras e gestão do aeromóvel, mas não apresentou nova data ou justificativas .
A Anac detectou ainda pendências nos processos de certificação — especialmente a necessidade de reforço nas portas de plataforma, com o objetivo de evitar incidentes como os registrados no metrô paulistano neste ano . Atualmente, o aeromóvel circula apenas em modo de testes internos, com controle manual e ausência de automação nos sistemas de frenagem, aceleração e sonorização — uma situação que, segundo a agência, “não representa falhas” .
Entretanto, os requisitos sob certificação seguem padrões internacionais exigidos para sistemas com alto grau de automação e segurança .
Projetado para substituir o transporte por ônibus entre a estação da CPTM e os três terminais de Cumbica, o aeromóvel Guarulhos opera em via elevada com 2,7 km de extensão e quatro estações — uma interligada à CPTM e outra em cada terminal do aeroporto . O trajeto será cumprido em cerca de seis minutos após a inauguração, com veículos pneumáticos articulados de 16 toneladas e capacidade para até 200 passageiros, sobre trilhos em dois carris .
O custo do projeto foi estimado em pouco mais de R$ 300 milhões (em 2023), financiados pela outorga da GRU Airport. A Aerom tem contrato de operação por dez anos, após os quais o sistema será transferido à União .
Enquanto isso, os passageiros contam com a Linha 13‑Jade (a partir da Engenheiro Goulart) ou o Expresso Aeroporto (da Barra Funda), ambos da CPTM, com tarifa de R$ 5,20. O futuro aeromóvel oferecerá transporte gratuito, incluindo deslocamento entre terminais .
Vale mencionar que, neste domingo (7 de setembro), a CPTM estreia operação assistida do Expresso Aeroporto com intervalos de 30 minutos entre os embarques (das 5h à meia‑noite), visando reduzir os intervalos — até então, apenas de hora em hora. A medida poderá ser estendida aos feriados, conforme avaliação operacional .