Vocacionada para desenvolver soluções de segurança para o setor hoteleiro, a Saga Systems, empresa de capital 100% nacional e com tradição no mercado de segurança para hotéis e afins, se apresenta na feira com seu portfólio de produtos. Entre as novidades, a serem conferidas até a próxima 6ª. feira (19) na Equipotel, realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, destacam-se as fechaduras eletrônica online e na versão por reconhecimento facial.
Entrevista por Cecília Fazzini – colaboradora do DIÁRIO
Jessé Resende, presidente da Saga Systems, festeja a boa receptividade do visitante do evento às novidades e revela a estratégia de sua equipe comercial de estar sempre atenta às necessidades dos empreendimentos. “Esta aproximação com o cliente é que inspira o desenvolvimento de novos produtos, sob medida para atender o que o hoteleiro demanda”.
A fechadura eletrônica, antes apenas na versão off-line, oferece o plus do controle em tempo real, ganho para o gestor que controla a operação de forma pontual, inclusive remotamente. Além de ter uma visão ampla do acesso às habitações, consegue administrar a ocupação, processo e timing da arrumação de cada unidade, tem sinalizada a necessidade de reposição prévia de uma pilha por exemplo, entre outras vantagens, com o objetivo final de aprimorar a segurança do meio de hospedagem. Quando o hóspede entra no quarto, a informação vai imediatamente para o sistema.
“O sistema foi idealizado para proteger o patrimônio do hotel em modo permanente e com a visualização do gestor”, explica Resende. Entre os benefícios da fechadura online está a criação de rotinas no trabalho de manutenção e a agilidade na resolução de problemas. “Se houver um incêndio, o gestor pode abrir todas as portas com um único comando”, sintetiza.
Para o hóspede, o ‘banho de tecnologia’ que as novas fechaduras oferecem refletem, segundo o empresário, sobre a imagem do hotel. Ele vislumbra que os investimentos em tecnologia que proporcionam maior segurança, conforto e comodidade são encarados como sinal de modernidade e maior cuidado com as instalações, em favor de quem utiliza as mesmas.

Biometria facial
Considerada pelo empresário como o futuro dos métodos de acesso, o reconhecimento facial é moderno e tecnológico, uma vez que o sistema converte a imagem capturada em código. Quando ingressa no hotel, o hóspede consegue acessar o elevador e a porta do quarto usando apenas o rosto. “Dispensa passar na recepção ou portar cartão de acesso”, sintetiza.