A Árvore da Integração, um dos projetos mais emblemáticos do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, celebra uma década de existência em 2025 com uma homenagem especial à Costa Rica. O país centro-americano será o convidado para plantar suas raízes na história do evento, que chega à 37ª edição de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Criada em 2015, a iniciativa destaca destinos e empresas comprometidos com o turismo sustentável. Inspirada pelo Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, a ação já resultou no plantio de 15 mudas de araucária – espécie símbolo do Sul do Brasil – no entorno do centro de feiras.
A araucária, nativa e protegida por lei ambiental, representa longevidade e resistência, podendo viver até 400 anos. O plantio anual durante o Festuris reforça a mensagem de preservação ambiental e o compromisso com um turismo mais responsável.
Em 2025, a homenagem recai sobre a Costa Rica, reconhecida mundialmente por suas políticas ambientais. O país é referência em proteção da biodiversidade, uso de energia limpa, inclusão comunitária e práticas de ESG (ambiental, social e governança).
Representantes costarriquenhos participarão da cerimônia, que inclui o plantio de uma nova muda de araucária, perpetuando o nome da Costa Rica na história do projeto.
“O Troféu Árvore da Integração celebra uma década de compromisso com o meio ambiente. Homenagear a Costa Rica neste marco é reconhecer um modelo de gestão sustentável que inspira o mundo”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. O ato está marcado para 8 de novembro, às 14h.