O Visit Rio marcou presença na FIT Buenos Aires 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, no estande cooperado da Embratur. A principal ação foi a divulgação da campanha “Rio, Cidade Deliciosa”, plataforma criada para promover a gastronomia carioca como atrativo turístico internacional.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
“Estar no estande da Embratur fortalece nossa mensagem e amplia o alcance do Rio junto a operadores e à imprensa internacional. Essa parceria é fundamental para mostrar que a culinária carioca está à altura das grandes capitais do mundo e deve ser considerada um dos motivos para visitar a cidade”, afirma Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio.
Lançada em março, a plataforma foi apresentada a operadores e jornalistas nesta terça-feira (30), em uma sessão no espaço da Embratur, que incluiu a exibição de um vídeo com mercados, produtos e experiências que traduzem a identidade gastronômica carioca.
Rio em destaque no cenário gastronômico
A capital fluminense vem ganhando relevância nesse segmento. Em junho, o restaurante Lasai foi eleito o 28º melhor do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants. O local, que tem duas estrelas Michelin, integra um seleto grupo que inclui Oro e Oteque. Também figuram entre os estrelados Cipriani, Mee e San Omakase.
Mas a experiência gastronômica carioca não se limita à alta cozinha. Do tradicional mate com biscoito de polvilho nas praias às comidas de boteco, a diversidade é ampla. Um exemplo é o Novo Mercado São José, em Laranjeiras, reinaugurado após sete anos fechado e que retorna como polo cultural e gastronômico com 16 empreendimentos.
“Assim como tudo no Rio, a gastronomia é plural. Temos opções para todos os gostos e bolsos: dos restaurantes em rankings internacionais às experiências mais locais”, reforça Strauss.
A plataforma
O “Rio, Cidade Deliciosa” pode ser acessado por qualquer estabelecimento interessado em integrar o espaço editorial, independentemente de ser associado ao Visit Rio. Já a inclusão no guia de restaurantes é restrita a associados, dentro de um modelo de adesão criado especificamente para o setor gastronômico, com diferentes níveis de participação. Saiba mais no site.