quarta-feira, outubro 15, 2025
InícioEntrevistasAdrian Ursilli revela os bastidores da maior temporada da...

Adrian Ursilli revela os bastidores da maior temporada da MSC Cruzeiros no Brasil

Com a liderança consolidada na América do Sul, a MSC Cruzeiros avança com uma temporada 2025/2026 promissora, marcada pela maior frota já posicionada na região — cinco navios, quatro deles com embarques no Brasil, além de novos portos como Balneário Camboriú e itinerários inéditos rumo ao Nordeste. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Adrian Ursilli, diretor geral da companhia no Brasil, revela os bastidores desse crescimento contínuo, os desafios da infraestrutura portuária, e a importância da nova legislação para o setor.

Ursilli também detalha as estratégias que têm impulsionado o interesse do público brasileiro por cruzeiros, o papel crescente dos roteiros temáticos e corporativos, e os investimentos robustos da MSC em tecnologia verde e sustentabilidade ambiental. A entrevista traça um panorama aprofundado sobre o futuro dos cruzeiros no Brasil, reforçando a vocação da companhia em oferecer experiências completas, acessíveis e inovadoras no universo marítimo.

por Paulo Atzingen e Gabriel Emídio com REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DT

SINOPSE E TENDÊNCIAS

DIÁRIO – Faça uma sinopse da temporada 2024/25 no Brasil, em termos da evolução da MSC Cruzeiros no mercado em que atua.

Tivemos um resultado extremamente positivo na temporada 2024/2025, com a movimentação de 603.500 hóspedes em cruzeiros pela América do Sul, reafirmando nossa liderança no mercado brasileiro e sul-americano.

O mercado nacional tem se mostrado bastante positivo, temos observado que cada vez mais brasileiros procuram cruzeiros como opção de férias completas. Esses resultados reforçam a posição consolidada da MSC Cruzeiros como líder no mercado sul americano e refletem a confiança do público na Companhia, que segue oferecendo experiências completas e de alta qualidade em seus cruzeiros pela região.

DIÁRIO – Qual o comportamento e as perspectivas que se desenham para a temporada 2025/26?

A temporada 2025/2026 terá início no dia 26 de outubro, com o MSC Preziosa, e estamos confiantes de que será um grande sucesso. Traremos a maior frota da temporada, serão cinco navios na região, sendo quatro com embarques no Brasil: MSC Preziosa, MSC Seaview, MSC Armonia e MSC Sinfonia. Além deles, o MSC Fantasia terá embarques na Argentina, com escalas em diversos destinos brasileiros trazendo milhares estrangeiros para conhecer o país.

Ampliaremos nossa oferta de portos de embarque, com a inclusão de Balneário Camboriú, que pela primeira vez receberá embarques da nossa Companhia.

Na próxima temporada, seremos a única companhia a oferecer itinerários regulares para o Nordeste do Brasil, o destino favorito dos brasileiros. A programação também contará desde cruzeiros de 3 noites até mais longos, de 8 noites, pelo Sudeste, Sul e Nordeste, além daqueles rumo à Argentina e Uruguai.

Estamos preparados para mais uma temporada de sucesso, com uma operação estruturada para oferecer experiências completas de férias, atender diferentes perfis de viajantes e reforçar ainda mais nossa liderança no país e na América do Sul.

DIÁRIO – Como analisa a tendência dos negócios em relação aos cruzeiros temáticos?

Os cruzeiros temáticos, especialmente os de produções musicais, continuam em alta e atraindo grande público. Paralelamente, temos ampliado significativamente nossa atuação com fretamentos corporativos e grupos organizados, o que demonstra como o setor está se
diversificando e se adaptando às novas demandas.

Essa frente de negócios tem ganhado cada vez mais relevância por atender diferentes perfis de viajantes e oferecer experiências personalizadas e memoráveis, tanto no lazer quanto no ambiente corporativo. Empresas de diversos segmentos têm buscado nossos navios para realizar eventos, viagens de incentivo, premiações e confraternizações — seja por meio do fretamento completo das embarcações ou da reserva de espaços dedicados a grupos menores.

Essa atividade estratégica fortalece o relacionamento das marcas com seus públicos de interesse e ainda funciona, muitas vezes, como porta de entrada para novos cruzeiristas. Além disso, nossos navios também são palco para celebrações sociais, como casamentos, aniversários, bodas e festas de debutantes, demonstrando a versatilidade do produto para diferentes ocasiões e públicos.

A proposta de roteiros focados em experiências específicas vem ganhando cada vez mais espaço, reforçando a capacidade dos cruzeiros de se adaptar às novas demandas do mercado e se consolidar como uma das formas mais completas e atrativas de proporcionar momentos únicos.

Adrian Ursilli
MSC Preziosa (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
MSC Sinfonia (Crédito: MSC – divulgação)

INFRA-ESTRUTURA E LEGISLAÇÃO

DIÁRIO –  De que portos brasileiros partem os navios da armadora, na temporada 2025/26?

Na temporada 2025/2026, a MSC Cruzeiros contará com seis portos de embarque no Brasil. A grande novidade será a estreia de Balneário Camboriú, ampliando a presença da companhia na região Sul. Os portos de embarque serão: Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Balneário Camboriú, Salvador e Maceió.

DIÁRIO – Como a MSC Cruzeiros recebeu a sanção recente da Lei 14.978/2024, que altera e atualiza a Lei Geral do Turismo?

A MSC Cruzeiros considera que a sanção da Lei 14.978/2024 um importante avanço para o turismo brasileiro, pois promove a harmonização das normas e fortalece o papel das agências de turismo, o que beneficia diretamente o setor de cruzeiros.

Acreditamos que essa atualização da Lei Geral do Turismo cria um ambiente regulatório mais claro e eficiente, favorecendo o desenvolvimento do turismo no país.

Ainda assim, ressaltamos a importância de que temas essenciais, como infraestrutura portuária, regulação específica para cruzeiros e competitividade operacional, continuem sendo prioridades para garantir um ambiente favorável às operações e crescimento sustentável do setor.

DIÁRIO – Como funciona a política de contratação e gestão de Recursos Humanos em toda a operação da armadora?

As vagas para trabalhar nos navios de cruzeiros MSC, para diversas áreas de atuação a bordo, são divulgadas diretamente pela MSC Cruises, matriz global da Companhia, com sede em Genebra, na Suíça, já que se trata de contratos internacionais, de acordo com a Convenção Internacional do Trabalho, refletindo o alcance mundial e a diversidade de nacionalidade que caracterizam nossas operações.

As pessoas interessadas em trabalhar com a MSC Cruzeiros podem procurar as vagas disponíveis na página https://careers.msccruises.com/gb/ene e no perfil oficial da MSC Cruises no LinkedIn.

Nesses canais, são divulgadas vagas tanto para os escritórios quanto para trabalho a bordo. A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC tem como compromisso o engajamento e desenvolvimento de seus colaboradores e com a equidade na força de trabalho, hoje composta por mais de 140 nacionalidades.

DIÁRIO – Considera satisfatória a infraestrutura portuária brasileira para os objetivos e metas da MSC Cruzeiros?

Apesar dos números recordes nas últimas temporadas e do grande interesse do público brasileiro em realizar férias em alto-mar com a MSC, ainda enfrentamos desafios importantes que fazem com que o Brasil perca competitividade no âmbito global do setor de cruzeiros, especialmente em relação à infraestrutura limitada e aos altos custos operacionais. Por isso, temos atuado em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a CLIA Brasil, e autoridades locais para buscar soluções e criar melhores condições para o contínuo desenvolvimento sustentável do setor no país e na região. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e seguimos totalmente comprometidos com o país.

Adrian Ursilli
MSC Seaview (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
MSC Armonia (Crédito: MSC – divulgação)

SUSTENTABILIDADE

DIÁRIO – Inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental: como andam os investimentos e providências da companhia para o avanço qualitativo desse binômio?

A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia e seguimos comprometidos em adotar medidas concretas que contribuam para um futuro mais responsável. Temos um Plano de Transição Energética que é nosso guia para alcançar a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa nas operações marítimas até 2050, e já conquistamos avanços importantes nesse caminho — até 2024, reduzimos em 38,9% a intensidade de carbono em toda a frota, em comparação com 2008.

Já estamos adquirindo uma variedade de combustíveis renováveis, incluindo Bio-GNL, como parte da nossa estratégia de mix de combustíveis para viabilizar o alcance das metas em 2050.

Também estamos investindo em tecnologias que tornam nossas operações cada vez mais eficientes, desde sistemas inteligentes de economia de energia até o uso de conexão elétrica em terra, que reduz as emissões enquanto o navio está atracado. Informações adicionais podem ser consultadas no nosso Relatório de Sustentabilidade de 2024 publicado em nosso website.

DIÁRIO – As novas tecnologias de propulsão verde e soluções de eficiência energética constituem prioridades da visão estratégica da MSC Cruzeiros?

Estamos investindo ativamente em pesquisa e desenvolvimento, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para navios. Entre as iniciativas que refletem esse compromisso estão a utilização das mais recentes ferramentas digitais (incluindo Oceanly Performance e OptiCruise) para otimizar itinerários, além de retrofits de economia de energia nos sistemas HVAC, iluminação LED, otimização do trim e melhorias no casco. Juntas, essas iniciativas de eficiência energética economizaram cerca de 16.000 toneladas de combustível e 50.000 toneladas de emissões de CO2 em 2024.

Também temos trabalhado para aumentar o uso da conexão à energia elétrica proveniente de terra, sistema que permite desligar os motores principais enquanto o navio está atracado, reduzindo as emissões e melhorando a qualidade do ar nos portos. Em 2024, nossos navios realizaram 142 escalas em portos com conexão à energia elétrica proveniente de terra (shore power), contra 44 em 2023. Isso reduziu as emissões nos portos e melhorou a qualidade do ar local em 12 portos ao redor do mundo.

A disponibilidade de combustíveis de fontes renováveis é fundamental para alcançar zero emissões líquidas. A disponibilidade de combustíveis de fontes renováveis é fundamental para alcançar zero emissões líquidas. Embora esses combustíveis já existam, é necessário ampliar sua produção para garantir sua viabilidade comercial, tanto em termos de disponibilidade quanto de custo. É necessário um esforço conjunto e coordenado entre governos, produtores de combustíveis e outras organizações públicas e privadas para criar a infraestrutura adequada e a escala necessária para os renováveis.

Adrian Ursilli
Uma das piscinas do MSC Sinfonia (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
Piscina borda infinita do MSC Preziosa (Crédito: MSC – divulgação)

MAIS BRASILEIROS

DIÁRIO – Na sua opinião, o que poderia ser feito para o viajante brasileiro experimentar mais e melhor as oportunidades de realizar um cruzeiro marítimo?

O brasileiro tem buscado cada vez mais por viagens em alto-mar, reconhecendo os cruzeiros como uma forma prática, confortável e completa de viajar. Essa tendência positiva mostra que há um interesse crescente, mas ainda há espaço para ampliar o acesso e a familiaridade com esse tipo de produto.

Para que o viajante brasileiro possa experimentar mais e melhor as oportunidades de realizar um cruzeiro marítimo, é essencial continuar investindo em ações de marketing, propaganda e comunicação, além do forte trabalho que temos com os agentes de viagens parceiros por meio de treinamento, capacitações, visitas e eventos. Viajar com a MSC Cruzeiros permite conhecer diferentes destinos em uma única viagem, sem a necessidade de desfazer as malas diversas vezes, enquanto se aproveita uma estrutura completa a bordo — com gastronomia internacional, entretenimento para todas as idades, bem-estar e atendimento de excelência.

Outro ponto importante é tornar o acesso cada vez mais simples e conveniente. Hoje, os hóspedes podem escolher tarifas que se adequam ao seu estilo de viagem e orçamento, com a facilidade de pagamento em reais e a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, sem variação cambial. Isso reforça a percepção de excelente custo-benefício dos cruzeiros em comparação com outros tipos de viagens, já que ao adquirir suas férias a bordo, o hóspede já conta com todas as refeições incluídas, entretenimento completo, infraestrutura e serviços de alto padrão, além de visitar diversos destinos em uma única viagem.

Além disso, a ampliação dos portos de embarque pelo Brasil e a presença constante da marca nas agências de viagens contribuem para a capilaridade da oferta e maior visibilidade no dia a dia do consumidor.

Com ações focadas em acessibilidade, personalização e comunicação clara, seguiremos incentivando o crescimento do mercado de cruzeiros no Brasil e ampliando as oportunidades para que cada vez mais brasileiros descubram e experimentem férias em alto mar.

LEIA TAMBÉM:

O MSC Preziosa e seu lá maior, ao se despedir de Santos – por Paulo Atzingen*

DIÁRIO de um cruzeirista confinado (3)

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque