sexta-feira, novembro 7, 2025
InícioMatérias especiaisPaulo Atzingen, fundador do Diário do Turismo, recebe título...

Paulo Atzingen, fundador do Diário do Turismo, recebe título ‘Amigo do Festuris’, em Gramado

Por Cecília Fazzini, de Gramado (Fotos: Cesar Valdivieso, Eric Ribeiro e Roberto Maia)*

Jornalista e autor de cinco livros que reúnem crônicas e poesias – a partir de um olhar sensível e crítico, muitas delas inspiradas em viagens realizadas como repórter de Turismo -, Paulo Atzingen figura na lista dos homenageados em Gramado (RS). A comenda aconteceu durante a cerimônia de abertura da 37ª edição do Festival de Turismo de Gramado – Festuris, que prossegue até o sábado (8) na localidade turística da Serra Gaúcha, realizada nesta quinta-feira (6), no Palácio dos Festivais.

Atzingen, paulista de nascimento, se formou em Letras e Artes e Comunicação Social, pela Universidade Federal do Pará e sua carreira, de mais de duas décadas, como profissional da imprensa teve início na Região Amazônica. Atuou  no posto de repórter em veículos como Folha do Norte, O Liberal, O Paraense e Diário do Pará, abordando temáticas relevantes como sustentabilidade, conflitos agrários e questões étnicas. Em 1999, em Belém (PA), lançou a revista Paysage – Cultura, Meio-Ambiente e Turismo, que edita até os dias de hoje, agora com foco principal no segmento de viagens.

Em 2005, o jornalista fundou o DIÁRIO DO TURISMO, reconhecido como o primeiro jornal online de turismo do Brasil, em pauta com a nova linguagem digital e imprimindo à linha editorial da publicação o mesmo senso crítico que imprimiu ao seu ofício como escritor.

“O destaque ‘Amigo do Festuris’ é uma grande honra, sobretudo pela importância e representatividade que o evento tem no universo do Turismo, seja como estimulador de negócios e networking para a cadeia do setor, quanto celeiro de tendências e conteúdos relevantes”, considera ele.

A entrega da comenda aconteceu durante a 37ª edição do Festival de Turismo de Gramado – Festuris - Crédito: DT
A entrega da comenda aconteceu durante a 37ª edição do Festival de Turismo de Gramado – Festuris
Com trajetória marcada por prêmios e livros, Atzingen recebeu a comenda no Palácio dos Festivais, em Gramado
Premiados da noite sobem ao palco durante a cerimônia de abertura do Festuris 2025, em Gramado (RS).
Atzingen
Premiados da noite sobem ao palco durante a cerimônia de abertura do Festuris 2025, em Gramado (RS).

Outros prêmios

A trajetória de Atzingen no jornalismo tem sido marcada por prêmios como: Petrobrás de Jornalismo (O Petróleo é Nosso!); Comendador Marques dos Reis, em Belém, em 2006 e 2016, reconhecimento por sua contribuição à imprensa na região. Foi indicado por três anos consecutivos (2023, 2024 e 2025)  ao Prêmio Especialistas, promovido pelo Cecom e Plataforma Negócios da Comunicação, na categoria Turismo e Hotelaria.

Como escritor, publicou livros de ficção em prosa: Cronicontos Marabaenses; O Boi e o Ferro Gusa; e O Turista Encarnado. A esses títulos, que tiveram apoio de leis de incentivo à cultura, somam-se obras mais recentes: Em busca da Realidade Mágica e Pontes, Céus e Miragens. Para 2026, Atzingen prepara um novo livro.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque