No mesmo dia em que comemorou 89 anos de história e o Dia do Hoteleiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) recebeu um importante reconhecimento internacional: a filiação oficial à ONU Turismo. O certificado foi entregue durante a Assembleia Geral da organização, realizada em Riade, na Arábia Saudita, no domingo (9).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
A conquista reforça o protagonismo da ABIH no cenário global. Fundada em 1936, a entidade representa mais de 30 mil meios de hospedagem em todo o Brasil e responde por mais de três milhões de empregos diretos e indiretos.
Para a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o ingresso da ABIH na ONU Turismo é motivo de orgulho para todo o setor.
“Essa é uma conquista de todo o turismo brasileiro. A ABIH é a entidade mais antiga do setor e merece fazer parte da mais importante organização mundial do turismo. O MTur atuou ativamente para garantir esse reconhecimento tão emblemático”, destacou.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, celebrou o reconhecimento em uma data simbólica.
“Nada é por acaso. Receber esse certificado justamente no Dia do Hoteleiro é um presente para todos nós. Agradeço o apoio do Ministério do Turismo, especialmente do ministro Celso Sabino e da secretária-executiva Ana Carla Lopes, que foram fundamentais nesse processo”, afirmou.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Brasil ocupa a sétima posição global em geração de empregos no setor, o que reforça o papel estratégico da hotelaria para o desenvolvimento econômico e social do país.
Na mesma ocasião, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) também foi homenageada por completar um ano como membro associado da ONU Turismo, representada por seu relações institucionais, Gustavo Lopes de Souza.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Mtur
Leia também:
Festuris 2025: Gramado apresenta Projeto Hortênsias e resgata tradições




