A tradicional Vila de Natal, instalada na Praça das Etnias, ganhou um novo visual em 2025 e segue como um dos grandes atrativos do 40º Natal Luz de Gramado. Com uma decoração temática inspirada em doces e em homenagem às quatro décadas do evento, o espaço reforça seu papel como vitrine do artesanato local e da economia criativa.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Diariamente, das 9h às 21h, o público pode visitar as casinhas da Vila, na avenida Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária, onde artesãos e empreendedores da gastronomia artesanal expõem seus produtos. Neste ano, as estruturas foram reposicionadas de forma a se voltarem para a avenida, criando um ambiente mais aberto e convidativo.
A artesã Marta Mombach, que trabalha com fibra, pelúcias e bonecas de pano, destaca o carinho dos visitantes pelas peças personalizadas.
“As pessoas valorizam quando colocamos o nome Gramado e do Natal Luz nas peças, gostam de levar uma lembrança da cidade”, comenta.
Já Sônia Costa, do Ateliê da Madeira, celebra 16 anos participando do evento e aprovou o novo formato. “O ambiente está muito agradável e o público tem aproveitado bastante. Os personagens mais procurados nos meus produtos são o Papai Noel e a rena. Eu decoro algumas peças aqui mesmo na casinha e as pessoas gostam de acompanhar esse processo de pintura”, afirma.
Na gastronomia, o destaque é para a empreendedora Janete Wodarski Cruz, da Per Tutti Polvilhos, que oferece biscoitos natalinos sem glúten e sem lactose. “O público gostou da nova estrutura. A expectativa para a temporada é muito positiva”, diz.
A Vila de Natal abriga ainda a Casa do Papai Noel, aberta diariamente das 14h às 18h, e oferece apresentações artísticas gratuitas às 16h. O espaço é um dos mais visitados do 40º Natal Luz, que segue até 18 de janeiro.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Gramadotur e apoio da Prefeitura Municipal de Gramado.




