Palmas, capital de Tocantins, será a cidade sede para os I Jogos Olímpicos Indígenas do mundo. O evento acontecerá em setembro do próximo ano e são esperadas mais de 20 etnias. Os Jogos serão promovidos pela Prefeitura de Palmas com o apoio do Governo Estadual do Tocantins.
Olga Cavalcante, representante da Agência de Desenvolvimento Turístico de Tocantins, afirma que esse evento é uma importante, tanto para o estado, quanto para a cidade de Palmas. “Será um marco histórico para todos nós. O mundo todo irá conhecer a cidade e o estado por conta desse evento inédito”, completa.
Além da divulgação dos I Jogos Olímpicos Indígenas, a organização também divulga duas novidades do destino. Uma delas é a implantação de Arvorismo no Parque Estadual do Cantão, unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Será o primeiro esporte aéreo de Tocantins, com previsão de inauguração para novembro deste ano. Essa implantação faz parte da promoção de ecoturismo.
Outra novidade é o Turismo de Base Comunitária, um dos mais atuais em hospedagem, segundo Olga. “Neste destino, nós levamos os turistas até as duas comunidades de Quilombolas, no Japaão, Prata e Mumbuca. Lá, eles viverão a rotina dos nativos, acompanharão o trabalho, o lazer e sentirão a realidade daquele povo”, informa.
Os pacotes de viagem serão vendidos através das agências de viagem, a partir do destino Palmas.



