Avanços tecnológicos, que proporcionam maior digitalização à jornada do viajante e maior aproximação com o canal distribuidor, tendo como foco o agente de viagens, fortaleceram a operação da Europ Assistance Brasil, em 2025.
Por: Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO
Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, Rogerio Guandalini, Diretor Executivo Comercial, Marketing e Produtos da empresa – próxima de completar três décadas de atuação em território nacional – destaca a importância do negócio Travel para o grupo segurador. Reitera o projeto de ampliação significativa do segmento, nos próximos quatro anos, que inclui novas contratações, já a partir do próximo exercício.
DIÁRIO – Qual o balanço do ano de 2025, em relação a desempenho/resultados comparado com 2024, ganhos obtidos no mercado, performance do produto?
Rogerio Guandalini – “Em 2025, a Europ Assistance Brasil consolidou um ciclo de fortalecimento comercial e estratégico em relação a 2024, com foco em crescimento sustentável e expansão de presença no mercado de seguro-viagem. O ano foi marcado por ganhos relevantes em posicionamento, maior proximidade com o trade turístico, ampliação da estrutura comercial e operacional e evolução contínua do portfólio de produtos. A participação ativa em feiras, roadshows e encontros com o mercado contribuiu para captar insights, aprimorar processos e alinhar soluções às demandas reais dos parceiros e clientes, em linha com a ambição de triplicar o negócio de seguro-viagem até 2030”.
DT – A tônica da empresa tem sido a de intensificar a oferta de soluções digitais. Qual o saldo desse esforço no exercício que está encerrando e quais os próximos passos nesta direção?
Guandalini – “Avançamos de forma estruturada na digitalização da jornada do viajante e na construção de um ecossistema de cuidado integrado, no qual tecnologia, inovação e atendimento humanizado caminham juntos. O lançamento da nova plataforma de atendimento, o fortalecimento da governança clínica e a ampliação da curadoria médica global foram marcos importantes desse processo. Para os próximos passos, o foco está em escalar essas soluções, ampliar o acesso à telemedicina internacional 24 horas e à prescrição médica válida em outros países, além de integrar ainda mais os serviços para oferecer uma experiência cada vez mais eficiente ao cliente e aos parceiros”.
“Avançamos de forma estruturada na digitalização da jornada do viajante e na construção de um ecossistema de cuidado integrado, no qual tecnologia, inovação e atendimento humanizado caminham juntos”. Rogerio Guandalini, Diretor Executivo Comercial, Marketing e Produtos da Europ Assistance Brasil
DT – Especificamente no segmento Travel – presença estratégica no mercado brasileiro de viagens -, quais as principais realizações no ano? Há crescimento na parceria com o canal distribuidor – agências de viagens e outras frentes, para ampliar a capilaridade do produto? Qual o cenário para a empresa?
Guandalini – “Ampliamos de forma significativa nossa presença estratégica no mercado brasileiro de viagens em 2025, com foco claro no fortalecimento junto aos agentes de viagens e as agências de viagens. Investimos em relacionamento, capacitação e tecnologia, oferecendo aos profissionais do trade mais autonomia, transparência e controle sobre suas vendas. Entre as principais realizações do ano estão as ações no turismo marítimo, como a implementação das Áreas Protegidas em portos estratégicos durante a alta temporada e a parceria com a PromoAção, que garantiu cobertura médica a mais de 77 mil passageiros. O cenário para a empresa é de expansão sustentada, com crescimento da capilaridade e diversificação dos canais de distribuição”.
DT – Qual a avaliação a respeito do mercado de seguro-viagem atual? Está se modernizando? Se encontra mais competitivo? Qual o panorama em relação ao número de players? Há uma nova onda despontando no setor?
Guandalini – “O mercado de seguro-viagem vive um momento claro de transformação e modernização. Trata-se de um ambiente mais competitivo, com aumento do número de players, mas também mais maduro e exigente. O viajante busca, cada vez mais, soluções que vão além da cobertura tradicional, valorizando agilidade, qualidade do atendimento e acesso a redes médicas globais. Observamos uma nova fase do setor, marcada pela digitalização dos serviços, pela integração de soluções de cuidado e pela diferenciação, baseada na experiência ao longo de toda a jornada do viajante”.
“O viajante busca, cada vez mais, soluções que vão além da cobertura tradicional, valorizando agilidade, qualidade do atendimento e acesso a redes médicas globais”. Rogerio Guandalini, Diretor Executivo Comercial, Marketing e Produtos da Europ Assistance Brasil
DT – O que vem pela frente em 2026? Novos projetos, produtos, parcerias, estratégias?
Guandalini – “Para 2026, projetamos a continuidade e aceleração da estratégia de crescimento iniciada em 2025. Estão previstas novas campanhas e iniciativas voltadas aos parceiros, especialmente ao canal de agências de viagens, além de investimentos contínuos em inovação, digitalização e expansão da capacidade operacional. A ampliação do time comercial de Travel e a contratação de profissionais nas áreas de atendimento, reembolso e faturamento sustentam esse plano. O foco segue alinhado à meta de longo prazo de triplicar o negócio de seguro-viagem até 2030, consolidando a empresa como referência em soluções completas de cuidado ao viajante”.




