terça-feira, dezembro 23, 2025
InícioPolíticas de turismo“O turismo tem que ser do povo”, diz Gustavo...

“O turismo tem que ser do povo”, diz Gustavo Feliciano ao tomar posse

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), marcou a posse de Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. O evento contou com a presença do presidente Lula, do governador da Paraíba João Azevêdo, do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, além de autoridades e representantes do trade turístico.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Em seu discurso, Feliciano ressaltou o turismo como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidades. Segundo ele, o setor deve ampliar o acesso da população aos destinos e experiências turísticas do país. “O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promove eventos, gera alegria, emprego e renda, e amplia o acesso aos nossos destinos para quem ganha menos, que é a maioria da população. Felicidade e alegria não podem ser questão de classe social”, afirmou, ao agradecer ao presidente pela confiança.

O novo ministro reforçou ainda o potencial do Brasil como potência turística, citando diferentes regiões do país. “Temos um Nordeste deslumbrante, uma Amazônia única, a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, uma São Paulo poderosa, o Sul acolhedor e um Centro-Oeste repleto de belezas naturais”, disse, destacando também os atrativos da Paraíba, seu estado de origem.

Ao agradecer à família e às autoridades presentes, Feliciano garantiu empenho na condução da pasta e no enfrentamento dos desafios. Ele também elogiou o trabalho do antecessor, Celso Sabino, e ressaltou a parceria com o governador João Azevêdo e com o deputado Hugo Motta.

Hugo Motta, por sua vez, parabenizou o novo ministro e projetou avanços na gestão. “Quem é da Paraíba sabe acolher e receber bem. Não tenho dúvidas de que Gustavo contará com o apoio do presidente, do trade turístico e do Parlamento para fortalecer o Brasil como destino turístico”, declarou.

A solenidade reuniu ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, além de lideranças do setor, como Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, CLIA Brasil e o Brasil CVB.

Cenário favorável

A posse ocorre em um momento de resultados históricos para o turismo nacional. Em 2025, o Brasil recebeu mais de 9 milhões de visitantes internacionais, com gastos recordes de US$ 7,1 bilhões. No mercado interno, outubro registrou 9 milhões de passageiros em voos domésticos, o melhor desempenho do mês desde 2000.

Perfil

Formado em Direito, Gustavo Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021. Natural de Campina Grande (PB), também presidiu o Conselho da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e integrou o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque