Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), marcou a posse de Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. O evento contou com a presença do presidente Lula, do governador da Paraíba João Azevêdo, do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, além de autoridades e representantes do trade turístico.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Em seu discurso, Feliciano ressaltou o turismo como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidades. Segundo ele, o setor deve ampliar o acesso da população aos destinos e experiências turísticas do país. “O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promove eventos, gera alegria, emprego e renda, e amplia o acesso aos nossos destinos para quem ganha menos, que é a maioria da população. Felicidade e alegria não podem ser questão de classe social”, afirmou, ao agradecer ao presidente pela confiança.
O novo ministro reforçou ainda o potencial do Brasil como potência turística, citando diferentes regiões do país. “Temos um Nordeste deslumbrante, uma Amazônia única, a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, uma São Paulo poderosa, o Sul acolhedor e um Centro-Oeste repleto de belezas naturais”, disse, destacando também os atrativos da Paraíba, seu estado de origem.
Ao agradecer à família e às autoridades presentes, Feliciano garantiu empenho na condução da pasta e no enfrentamento dos desafios. Ele também elogiou o trabalho do antecessor, Celso Sabino, e ressaltou a parceria com o governador João Azevêdo e com o deputado Hugo Motta.
Hugo Motta, por sua vez, parabenizou o novo ministro e projetou avanços na gestão. “Quem é da Paraíba sabe acolher e receber bem. Não tenho dúvidas de que Gustavo contará com o apoio do presidente, do trade turístico e do Parlamento para fortalecer o Brasil como destino turístico”, declarou.
A solenidade reuniu ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, além de lideranças do setor, como Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, CLIA Brasil e o Brasil CVB.
Cenário favorável
A posse ocorre em um momento de resultados históricos para o turismo nacional. Em 2025, o Brasil recebeu mais de 9 milhões de visitantes internacionais, com gastos recordes de US$ 7,1 bilhões. No mercado interno, outubro registrou 9 milhões de passageiros em voos domésticos, o melhor desempenho do mês desde 2000.
Perfil
Formado em Direito, Gustavo Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021. Natural de Campina Grande (PB), também presidiu o Conselho da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e integrou o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur




