sexta-feira, janeiro 23, 2026
InícioAviaçãoAeroporto de Foz do Iguaçu volta ao patamar pré-pandemia...

Aeroporto de Foz do Iguaçu volta ao patamar pré-pandemia e supera 2,2 milhões de passageiros

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu encerrou 2025 com mais de 2,2 milhões de passageiros embarcando e desembarcando no terminal. O volume representa um crescimento de quase 12% em relação a 2024, quando o aeroporto registrou 1,9 milhão de viajantes, e confirma a retomada do patamar de movimentação observado antes da pandemia.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O desempenho consolida um ano marcado por entregas importantes na infraestrutura do terminal. Em janeiro de 2025, foram concluídas as obras da fase 1B, com investimento superior a R$ 390 milhões, que modernizaram e ampliaram a estrutura do aeroporto. No segundo semestre, o terminal também teve a homologação da extensão da pista, que passou a ser a segunda maior do Sul do Brasil. Ainda em 2025, a operação ganhou reforço com o lançamento de duas novas rotas nacionais, para Fortaleza e Brasília — esta última com frequência diária.

“O ano de 2025 marca a retomada do Aeroporto de Foz do Iguaçu como resultado de todo o investimento que foi feito e também do trabalho contínuo da Motiva em parceria com o ecossistema do turismo local. Foz é um destino consolidado que atrai cada vez mais a atenção das companhias aéreas e tem entregue ótimos resultados, como os excelentes índices de ocupação das aeronaves”, afirma Vinícius Bueno, gerente do aeroporto.

Novas rotas impulsionam crescimento no segundo semestre

A alta na movimentação foi puxada especialmente pelo segundo semestre, período em que o aeroporto registrou crescimento de quase 11% na chegada e partida de passageiros. A partir de outubro, mês de estreia do voo direto para Brasília, o terminal passou a superar 200 mil passageiros por mês.

Segundo Bueno, os novos voos diretos para Brasília (inaugurado em outubro) e Fortaleza (em novembro) mantêm índices elevados desde a implantação. “Os voos diretos para Brasília e para Fortaleza foram inaugurados com ocupação acima de 90% e têm se mantido em níveis elevados. São rotas que ampliam a ligação de Foz do Iguaçu com o país e com o mundo”, destaca.

O cenário positivo acompanha o crescimento do turismo no destino. Em 2025, Foz do Iguaçu recebeu 5,8 milhões de turistas em seus principais atrativos, uma alta de 48% em relação ao ano anterior, segundo dados do Governo do Estado. Para 2026, a expectativa é de continuidade na expansão.

“Acreditamos que a via aérea seguirá em expansão como porta de entrada para Foz do Iguaçu, refletindo o trabalho dos operadores de turismo, do poder público e da administradora do aeroporto na divulgação do destino”, completa o gerente.

Conexão com sete capitais e voo internacional

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu terminou 2025 com ligações diretas para sete capitais brasileiras, com voos regulares e sazonais, além de uma rota internacional.

Voos diários

  • São Paulo (Congonhas) – Azul e LATAM

  • São Paulo (Guarulhos) – LATAM e Gol

  • Rio de Janeiro (Galeão) – Gol

  • Brasília (DF) – LATAM

  • Campinas (SP) – Azul

  • Curitiba (PR) – Azul

Voos semanais

  • Fortaleza (CE) – Gol

  • Belo Horizonte (MG) – Azul (sazonal)

  • Recife (PE) – Gol (sazonal)

Voo internacional

  • Santiago (Chile) – JetSmart (duas frequências semanais)

Sobre o Aeroporto de Foz do Iguaçu

Fundado em 1974, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu conecta o Brasil e o mundo à região Oeste do Paraná e desempenha papel estratégico no acesso às Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. O terminal passou por um amplo processo de modernização em 2024, fruto de investimento de R$ 350 milhões, e é administrado pela Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva

A Motiva é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, com atuação nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos em 13 estados e mais de 16 mil colaboradores. A companhia administra 4.475 km de rodovias, com cerca de 3,6 mil atendimentos diários. No setor de trilhos, opera metrôs, trens e VLT, transportando 750 milhões de passageiros por ano. Em aeroportos, reúne 17 unidades no Brasil e três no exterior, atendendo aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. A empresa integra o Novo Mercado e está listada há 14 anos no índice de sustentabilidade da B3.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque