A São Paulo Turismo (SP Turis, empresa municipal de turismo e eventos), responsável pela administração do Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, em resposta à matéria publicada no último sábado (27), pelo DIÁRIO DO TURISMO com o título “Falta de segurança assusta expositores no Pavilhão do Anhembi em São Paulo” esclarece alguns pontos a respeito das responsabilidades e dos investimentos que precisam ser feitos no espaço, considerando o grande número de ilícitos (roubos, furtos e assaltos) que ocorrem na área sob sua jurisdição.
"A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o espaço) lamenta os ocorridos durante a Expo Internacional de Turismo – ABAV 2014 e esclarece que a segurança na realização de qualquer evento em nossos espaços é uma das nossas prioridades. Porém, ressalvamos que cabe ao promotor oferecer aos expositores e público em geral a segurança na área interna dos espaços, assim como a fazer a adequada restrição de acesso ao pavilhão ou triagem refinada na entrega de credenciais, pois se trata de uma ação que faz parte da organização do evento em si".
A nota informa ainda que nà área externa, o Anhembi contou nos dias da ABAV com 72 seguranças particulares, mais do que o dobro do usual, fazendo ronda no entorno e no estacionamento do Pavilhão.
"Infelizmente sabemos da existência de grupos que atuam em eventos de diversos espaços da cidade e de outras capitais brasileiras para praticar delitos e uma ação sobre isso deve ser fruto de uma investigação da Polícia Civil.
A carta, assinada pela gerência de comunicação da autarquia, ainda ressalta que a SP Turis "tem o objetivo de proporcionar mais segurança a todos que visitam ou utilizam nosso complexo, e já trabalha em um projeto para remodelar o nosso sistema de monitoramento incluindo softwares de inteligência, entre outras medidas preventivas como, a troca de iluminação para lâmpadas de LED".



