quinta-feira, dezembro 25, 2025
InícioBlog do DiárioAeroportos terão que reduzir tempo de desembarque dos voos...

Aeroportos terão que reduzir tempo de desembarque dos voos internacionais

A partir de segunda-feira (13), os aeroportos de todo o Brasil vão ter que reduzir o tempo de espera no desembarque dos voos internacionais. A promessa é acabar com as filas quilométricas na Alfândega.

O tempo para ser atendido na fila da Polícia Federal terá de ser de, no máximo 16 minutos, e na Receita, 8 minutos. Atualmente o menor tempo é no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. E o maior tempo nos aeroportos de Fortaleza e Manaus. Em Brasília, a fila muitas vezes não anda.

Depois de passar algumas horas dentro do avião, quem desembarca, muitas vezes, tem que enfrentar a fila de espera na Polícia Federal, para carimbar o passaporte, e na Alfândega, onde as bagagens são vistoriadas.

“Deixa a gente chateado. A gente fica 50 minutos, no mínimo, na fila”, diz um passageiro.

“Bastante demorado”, comenta outro.

A secretaria de Aviação Civil do Governo Federal fez um levantamento. E concluiu: alguns aeroportos brasileiros ganharam agilidade na fiscalização das malas, mas outros ainda demoram muito se forem comparados com a média internacional.

O menor tempo de espera é no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nove minutos na Policia Federal e quatro na Receita. Seguido do Aeroporto de Porto Alegre e do de Guarulhos, em São Paulo, onde o passageiro leva, em média, 17 minutos somando PF e Alfândega.

A fiscalização é mais lenta nos aeroportos internacionais de Pinto Martins, em Fortaleza, e Eduardo Gomes, em Manaus.

O Aeroporto de Brasília, o terceiro maior do país em número de passageiros, é um dos que mais demora para fiscalizar a bagagem de quem chega em voo internacional. São 25 minutos só na fila da Polícia Federal e mais quatro minutos na da receita.

Depois de ouvir as reclamações de muitos viajantes, a Secretaria de Aviação Civil resolveu criar uma meta para o atendimento dos passageiros que desembarcam no Brasil vindos de outros países. O tempo máximo na Polícia Federal terá que ser de 16 minutos. E na Receita Federal, oito minutos.

“Nós temos que buscar, criar uma média que seja uma média que permita o passageiro se sentir confortável, se sentir feliz, se sentir satisfeito e atendido adequadamente nos aeroportos que frequenta”, diz Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil.

Por enquanto, a Secretaria de Aviação Civil diz que não vai haver punição para os aeroportos que não cumprirem as metas.

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque