Passageiros das companhias TAM e LAN poderão usar aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets durante todo o voo, inclusive na decolagem e na aterrissagem. Os dispositivos devem estar no "modo avião".
O grupo que controla as duas companhias afirma que elas são as primeiras da América Latina a tomar a medida. A mudança será implantada gradualmente nas aeronaves do grupo, começando nesta quarta-feira (15). Os voos operados dentro do Equador, bem como os que partem e vão para este país a partir de destinos na América do Sul serão os primeiros a usar as novas regras.
Segundo a empresa, o projeto foi desenvolvido em conjunto com as autoridades aeronáuticas de todos os países onde as companhias operam e testes de segurança foram feitos para a aprovação.
A medida é tendência mundial. No último mês, a Agência de Segurança Aérea Europeia (EASA, na sigla em inglês) também, liberou os dispositivos eletrônicos durante todo o voo das companhias aéreas que operam na Europa. No ano passado, os EUA já tinham tomado a mesma decisão.