Iniciada nesta semana, a temporada de cruzeiros no litoral brasileiro, que vai até abril de 2015, terá dez navios – dois a menos do que no último ano.
O número de roteiros, porém, será maior do que na temporada 2013/2014, graças à maior quantidade de minicruzeiros. Algumas empresas decidiram apostar mais nesse tipo de viagem que dura três ou quatro dias, caso da Pullmantur, que terá três embarcações por aqui, e da Costa Cruzeiros, que teve apenas um minicruzeiro na última temporada e desta vez terá quatro.
Serão, no total, 239 roteiros de viagem, com opções para vários tipos de viajante. Entre os temáticos, há um para fãs de rock e de motociclismo, outro com aulas de tênis a bordo e dois para a terceira idade, além dos que costumam se repetir todo ano, focados em exercícios físicos, gastronomia, dança e bem estar.
Para entreter os viajantes, a maioria dos navios tem cassino, playground, teatro, quadras, jacuzzis e piscinas. Alguns tentam se destacar com detalhes luxuosos na decoração e atividades inusitas. É o caso do MSC Preziosa, que tem escada de cristais Swarovski, piscina de borda infinita e o maior tobogã aquático do setor.
A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos é que 640 mil pessoas viajem em cruzeiros no país na temporada 2014/2015.