A Air Canada e Air China Limited anunciaram nesta segunda-feira (10) a assinatura de uma carta de intenções estabelecendo os princípios centrais de uma joint venture para compartilhamento da receita da parceria nas rotas entre Canadá e China que estimulará o crescimento do trânsito entre os dois países. A joint venture gerará serviços e benefícios adicionais para os consumidores com rotas entre os dois países, assim como proporcionará uma maior colaboração entre as duas companhias aéreas nas áreas de vendas, marketing e operações em aeroportos. O anúncio foi feito em Pequim durante uma visita oficial à China do primeiro ministro canadense Stephen Harper, antes de uma reunião das nações-membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A joint venture, que está sujeita à realização dos registros necessários, à obtenção de aprovações da concorrência e de outros regulamentos e à finalização da documentação da Air Canada e Air China, deve entrar em vigor no final de 2015.
Atualmente, a Air China oferece aos seus clientes voos de código compartilhado operados pela Air Canada entre Vancouver e seis cidades canadenses (Edmonton, Calgary, Winnipeg, Toronto, Ottawa e Montreal) e a Air Canada oferece voos de código compartilhado operados pela Air China entre Pequim e seis cidades na China (Guangzhou, Chongqing, Chengdu, Shenyang, Wuhan e Xi'an).
A Air Canada opera um total de até 28 voos por semana entre o Canadá e a China, partindo de Toronto e Vancouver para Pequim e Xangai. A Air China opera até 11 voos por semana entre Pequim e Vancouver.



