domingo, abril 20, 2025
InícioBlog do DiárioLogo Turespaña é considerado um dos clássicos da história

Logo Turespaña é considerado um dos clássicos da história

O livro “TM: the untold stories behind 29 classic logos” (as histórias não contadas por trás de 29 logotipos clássicos), que conta a história do desenvolvimento, design e propósito de logotipos que se tornaram marcas reconhecidas mundialmente, como a Coca-Cola, por exemplo, considerou o Sol de Miró, identidade corporativa do Turespaña, um dos mais perduráveis do mundo.

O Sol de Miró foi o primeiro símbolo abstrato utilizado para identificar um país. Mark Sinclair, autor do livro, conta que as letras da para “Espanha” foram tiradas de um pôster que o artista Joan Miró criou para a Copa do Mundo de 1982 e o sol e a estrela foram retirados de um pôster da Fundação Maeght, de 1968. Segundo o livro, Miró não quis cobrar os direitos autorais da criação, afirmando que “para o Rei e o Governo, tudo grátis”.

Joan Miró passava por problemas de saúde, na época, e faleceu em dezembro de 1983. Ele não teve a chance de ver o logotipo nas campanhas turísticas do Turespaña, que iniciaram com a nova identidade em 1984.

AV

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque