REDAÇíO DO DIÁRIO
O artigo publicado no DIÁRIO DO TURISMO, em julho do ano passado, LATAM transformou o bom em péssimo, por Fábio Steinberg, ainda está fazendo estragos, ou em termos editoriais, dando audiência. Este artigo estranhamente teve um ‘pico’ de acessos nesta última terça-feira (28) que surpreendeu o setor de TI já que fez o gráfico de audiência do google analytics ultrapassar as 12 mil visualizações únicas em menos de quatro horas. Em função disso, o DIÁRIO recebeu vários emails comentando o artigo e um deles é de Jorge E. que comentou o artigo de forma muito crítica e contundente.
Segundo Jorge, existe uma insatisfação generalizada entre os funcionários da LATAM, que apesar de aparentarem satisfação, nos bastidores estão profundamente frustados com a companhia. “Não adianta nada apresentar uma empresa que não existe, não adianta arrumar a casa pra receber a visita e quando ela for embora abrir o armário e a bagunça toda cair em cima de você”, escreve. Abaixo, destacamos as principais partes do texto.
“Prezados editores do DIÁRIO DO TURISMO, caro Fábio Steinberg:
Foi muito bem colocado o assunto sobre a desastrosa fusão da TAM com a LAN ( LATAM ). Para completar o assunto: a insatisfação dos funcionários e tamanha pelo descaso que “Sinceramente não consigo entender o que se passa com uma cia aérea aí. Cada vez mais vejo pessoas despreparadas em cargos de liderança/gestão, só porque possuem graduação/pós-graduação em instituições de ensino fora do Brasil, que vieram do setor bancário/automobilístico/
Voar, que já é cansativo, embora não pareça, tornou-se ainda mais, (psicologicamente, antes fosse fisicamente) por vários motivos que já foram citados em outras publicações como; madrugadões, monofolgas (as quais fizeram reuniões para tentar “solucionar” isso e de nada adiantou), pesquisas organizacionais que quando feitas parece que piora o ambiente de trabalho, chefes voando pouco e ganhando menos que auxiliar, funcionários desmotivados pela constante mudança de tudo o tempo todo, sobe pro wide, desce pro narrow, base RIO com voos farelo, abre PDV e LNR, muda pernoite pra hotel no meio do nada…)
Não adianta nada apresentar uma empresa que não existe, não adianta arrumar a casa pra receber a visita e quando ela for embora abrir o armário e a bagunça toda cair em cima de você. Não adianta abrir PDV e LNR (e não aceitar quem se inscreve no LNR) e cancelar voo por falta de tripulação e alegar que foi por mau tempo, mas as empresas congêneres não sofreram com isso porque tem tripulante pra voar. Não adianta encomendar 27 A350 e emprestar pra Qatar. Não adianta aumentar a coparticipação no plano de saúde e esperar que os funcionários fiquem felizes com isso. Não adianta não ouvir o que a linha de frente (tripulantes, despacho, manutenção, rampa, limpeza..) tem a dizer e cobrar voos no horário. Também não adianta enfraquecer o grupo de tripulantes e deixar as pessoas mais suscetíveis e menos unidas, isso acaba deixando a empresa mais fraca e doente.
NíO ADIANTA DAR UM PASSO PRA FRENTE E DOIS PRA TRÁS!
E aos tripulantes e funcionários no geral, não adianta ficar postando foto com o uniforme, dizendo que ama fazer o que faz, mas fica reclamando de fazer o que faz pros colegas. Também não adianta ficar melancólico e depressivo, as ferramentas para exercer o nosso trabalho estão falhas e não nos agradam, mas o ambiente de trabalho somos nós que fazemos! Sejam unidos, sejam amigos uns dos outros.”