quinta-feira, abril 3, 2025
HomePolíticas de turismoGilmar Piolla, secretário de turismo de Foz do Iguaçu,...

Gilmar Piolla, secretário de turismo de Foz do Iguaçu, fala sobre obras no aeroporto de sua cidade

Entrevista: Juneo Videira – Texto: André Tanabe

O secretário municipal de turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla atendeu a reportagem do DIÁRIO DO TURISMO durante o Encontro de Lideres realizado essa semana no Wish Resort Golf Convention. Nesta entrevista, Piolla fala especialmente da ampliação do aeroporto internacional de Foz Iguaçu.  Segundo ele, o terminal passa por obras de expansão e revitalização nas áreas de check-in, salas de embarque e saguão, além da instalação de quatro pontes de embarque e desembarque. 

“Fizemos uma repaginação de retrofit geral no aeroporto e está programada sua reinauguração para o dia 7 de dezembro. Dentre as reformas destacam-se a instalação de quatro pontes, (fingers), salas de embarque que de 1.500 metros quadrados passarão a ter quase 6 mil metros quadrados”, quantifica o secretário.

De acordo com Piolla atualmente o aeroporto atende 2,5 milhões de passageiros, com a reforma passará a ter carga para atender até 7 milhões. “Essas obras darão um fôlego de 6 a 7 anos para Foz”, prognostica.

Ampliação da pista

O secretário adianta também que as obras de ampliação de pista estão sendo executadas no terminal. “Estamos ampliando a pista de pouso e decolagem, que atualmente tem 2.195 metros. Vamos aumentá-la para 3.195 metros”. O executivo adiantou que atualmente o aeroporto de Foz tem a menor pista comparada com os aeroportos vizinhos, como o do Paraguai (3.400m) e o da Argentina (3.300m). “Mesmo assim ele é o que mais recebe turistas”, completa Piolla. O executivo finaliza afirmando que as obras do aeroporto em ampliação da pista atenderão a grande demanda do destino, que tem recebido não só turistas de lazer como pequenos, médios e grandes eventos corporativos. “Temos uma hotelaria excepcional, grandes espaços para eventos e equipamentos gastronômicos com cozinha internacional”, enumera o secretário.

O número de turistas estrangeiros que visitaram as Cataratas do Iguaçu só em 2018 foi de 1.895.508.

Sobre o aeroporto

Com capacidade para 2,8 milhões de passageiros, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu ocupa uma aérea de 24.188 m². O terminal de passageiros possui 18 posições de estacionamento para aeronaves (dez para a aviação comercial regular e oito para a aviação geral), cinco portões de embarque, ampla praça de alimentação e um completo mix comercial, além de elevadores, escadas rolantes, 20 totens para carga de eletroeletrônicos e estacionamento de veículos com 1075 vagas. 

Diariamente são oferecidos 56 voos, operados pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que ligam a cidade paranaense a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru. A reforma também prevê alteração do layout do aeroporto e a criação de novos pontos comerciais e de publicidade.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque