Aprender línguas estrangeiras não é apenas uma atividade interessante, mas também uma escolha útil, principalmente quando se trata de idiomas que tem a ver com a herança cultural de um país. É por este motivo que cada vez são mais as pessoas que procuram fazer aula de italiano na Superprof.
Além de ser bela, romântica e de ter uma tonalidade que seduz a indivíduos do mundo interior, o italiano é a língua de diferentes escritores e pensadores antigos. Portanto, ser capaz de entendê-la brinda a possibilidade de ter acesso a inúmeros textos e documentos históricos.
Para os brasileiros, a língua italiana tem uma grande importância, pois dentro da América Latina, o Brasil foi um dos países que recebeu um dos maiores fluxos de imigração proveniente da Itália entre o fim do século XIX e início do século XX.
A chegada dos primeiros italianos
A crise econômica que atravessou a Itália entre os anos 1880 e 1930 levou a que muitas pessoas nascidas nesse país procurassem outros territórios para poder sobreviver. O Brasil foi um dos destinos que muitas famílias escolheram para continuar suas vidas.
Veja também as mais lidas do DT
O fim da escravidão acontecido em 1888 tinha criado uma grande necessidade de mão de obra nas lavouras. Por este motivo, o governo brasileiro convidou os campesinos italianos a se mudarem para continuar os trabalhos agrícolas. Eles chegaram e se estabeleceram principalmente nas regiões do sul e do sudeste.
Tempo depois, durante os anos de mandato de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945, nosso país viveu uma época de forte nacionalismo que levou muitos habitantes locais a enxergar com maus olhos o povo italiano.
A marginalização cresceu rapidamente e levou à proibição de dialetos, clausura de associações e lojas e a invasão de propriedades para efetuar fiscalizações de bens. Foram anos difíceis para os italianos, mas felizmente a partir da década de 1970 sua cultura foi revalorizada.
Para render homenagem a aquelas pessoas da Itália que vieram ao Brasil com uma mala cheia de esperança e contribuíram ao crescimento do país, em 2009 se decretou o dia 21 de fevereiro como o Dia Nacional do Imigrante Italiano.
A data está relacionada com a chegada do barco La Sofia, um navio que em 1847 trouxe as primeiras famílias italianas a nosso território.
A herança cultural italiana no Brasil
Os primeiros italianos que chegaram ao Brasil modificaram suas vidas e, sem querer, mudaram para sempre a configuração cultural da nossa terra.
Muitos costumes trazidos por eles permanecem até o dia de hoje, explicitados em diferentes expressões culturais. Um deles é a religião católica, que embora já estivesse presente no Brasil, atravessou um processo de fortalecimento devido à celebração de rituais e santos de devoção italianos.
A culinária da Itália também está presente no Brasil. A pizza, o panetone, a lasanha, o risoto, o ossobuco e o tiramisú são pratos típicos da Itália que podem ser experimentados e desfrutados de forma cotidiana nas mesas brasileiras.
Incluso o futebol se beneficiou com a herança italiana. Em 1914 foi criado o clube Palestra Itália, com o objetivo de reunir os imigrantes que moravam na cidade de São Paulo. Na ditadura de Getúlio Vargas, com a Segunda Guerra Mundial e a declaração bélica contra a Itália, a instituição esportiva teve que mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.