A importância de saber italiano

Continua depois da publicidade

Aprender línguas estrangeiras não é apenas uma atividade interessante, mas também uma escolha útil, principalmente quando se trata de idiomas que tem a ver com a herança cultural de um país. É por este motivo que cada vez são mais as pessoas que procuram fazer aula de italiano na Superprof.


Além de ser bela, romântica e de ter uma tonalidade que seduz a indivíduos do mundo interior, o italiano é a língua de diferentes escritores e pensadores antigos. Portanto, ser capaz de entendê-la brinda a possibilidade de ter acesso a inúmeros textos e documentos históricos.

Para os brasileiros, a língua italiana tem uma grande importância, pois dentro da América Latina, o Brasil foi um dos países que recebeu um dos maiores fluxos de imigração proveniente da Itália entre o fim do século XIX e início do século XX.

A chegada dos primeiros italianos

A crise econômica que atravessou a Itália entre os anos 1880 e 1930 levou a que muitas pessoas nascidas nesse país procurassem outros territórios para poder sobreviver. O Brasil foi um dos destinos que muitas famílias escolheram para continuar suas vidas.

Veja também as mais lidas do DT

O fim da escravidão acontecido em 1888 tinha criado uma grande necessidade de mão de obra nas lavouras. Por este motivo, o governo brasileiro convidou os campesinos italianos a se mudarem para continuar os trabalhos agrícolas. Eles chegaram e se estabeleceram principalmente nas regiões do sul e do sudeste.

Tempo depois, durante os anos de mandato de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945, nosso país viveu uma época de forte nacionalismo que levou muitos habitantes locais a enxergar com maus olhos o povo italiano.

A marginalização cresceu rapidamente e levou à proibição de dialetos, clausura de associações e lojas e a invasão de propriedades para efetuar fiscalizações de bens. Foram anos difíceis para os italianos, mas felizmente a partir da década de 1970 sua cultura foi revalorizada.

Para render homenagem a aquelas pessoas da Itália que vieram ao Brasil com uma mala cheia de esperança e contribuíram ao crescimento do país, em 2009 se decretou o dia 21 de fevereiro como o Dia Nacional do Imigrante Italiano.

A data está relacionada com a chegada do barco La Sofia, um navio que em 1847 trouxe as primeiras famílias italianas a nosso território.

A herança cultural italiana no Brasil

Os primeiros italianos que chegaram ao Brasil modificaram suas vidas e, sem querer, mudaram para sempre a configuração cultural da nossa terra.

Muitos costumes trazidos por eles permanecem até o dia de hoje, explicitados em diferentes expressões culturais. Um deles é a religião católica, que embora já estivesse presente no Brasil, atravessou um processo de fortalecimento devido à celebração de rituais e santos de devoção italianos.

A culinária da Itália também está presente no Brasil. A pizza, o panetone, a lasanha, o risoto, o ossobuco e o tiramisú são pratos típicos da Itália que podem ser experimentados e desfrutados de forma cotidiana nas mesas brasileiras.

Incluso o futebol se beneficiou com a herança italiana. Em 1914 foi criado o clube Palestra Itália, com o objetivo de reunir os imigrantes que moravam na cidade de São Paulo. Na ditadura de Getúlio Vargas, com a Segunda Guerra Mundial e a declaração bélica contra a Itália, a instituição esportiva teve que mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade