“Amo demais a minha liberdade para nunca prejudicar a dos outros.”
– Saint-Exupéry em Escritos de Guerra
Essa frase faz parte de uma das grandes obras de Saint-Exupéry, o livro “Escritos de Guerra”, um relato inédito de um herói do nosso tempo através de testemunhos, cartas, reflexões e documentos que traduzem em palavras o que foi um piloto de guerra do século XX.
“Escritos de Guerra” foi criado em 1940, quando o escritor e piloto estava convencido de que a França não podia continuar combatendo na África do Norte durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja também as mais lidas do DT
Sua luta era exterior, mas principalmente com ele mesmo, numa batalha interna para lidar com a vida de combatente e ainda sim ser um ser humano normal com limitações, medos, desafios e amor pela vida e a verdade em que acreditava sobre o mundo.
Essa frase diz muito sobre a liberdade. Só sabemos o valor que ela tem depois que a perdemos. Nelson Rodrigues uma vez disse: “A liberdade é mais importante do que o pão”. E de fato ela é, há pessoas que são ricas de bens e posses mas são pobres quando se diz respeito à liberdade, são presas talvez em protocolos ou burocracias que passarão tentando burlar e talvez nunca poderão usufruir de sua condição financeira ou social em vida.
Crédito: José Augusto Cavalcanti Wandeley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos