por Patrícia de Campos (especial para o DT)*
Os preparativos para a feira híbrida Abav Collab foram apresentados nesta segunda-feira (31). pela presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Magda Nassar e sua diretoria. Pela primeira vez em sua história o mais tradicional evento de turismo brasileiro acontecerá 100% on-line em respeito a situação pandêmica mundial.
Serão cinco dias com ações variadas para o público visitante virtual. Segundo Magda, até esta segunda-feira o número de inscritos já ultrapassava os 2.200 inscritos, praticamente o dobro dos interessados se comparado ao mesmo período no ano passado.
Veja também as mais lidas do DT
A abertura do evento, dia 27 de setembro, terá como palco a cidade de Salvador com a presença apenas de autoridades, e fará parte da comemoração do Dia Internacional do Turismo, sendo inclusive uma das ações mundiais do calendário da OMT (Organização Mundial do Turismo), conectados com o público através da plataforma ancorada em servidores internacionais, com segurança de transmissão, com a capacidade de navegação de até dez mil pessoas simultaneamente.
Familiarização
Na segunda-feira, dia 28 de setembro, os inscritos no evento poderão se familiarizar com a nova plataforma, conhecendo melhor todas as ferramentas oferecidas, visitando os 150 estandes de destinos nacionais e internacionais como Peru, Colômbia, Argentina, Itália e República Dominicana, que já confirmaram presença. As visitas serão possíveis até o último dia do evento (2 de outubro).
Dia 29 de setembro um grande evento terá lugar na ABAV Collab, a final do Wakalua Brasil, com a apresentação dos finalistas e premiação para startups com ações mais inovadoras no setor do turismo nacional.
Dia 30 de setembro tem início as exposições de artesanatos de todo país, com a possibilidade de compras on-line.
Black friday
Uma das grandes atrações do evento será a black friday, no dia 02 de outubro, com venda direta das operadoras ao público final, com ofertas especiais de pacotes e hotéis
A Vila do Saber continua presente, dentro do novo formato, com palestras e capacitações onde é necessária inscrição prévia.
A geração de negócios fica por conta das rodadas de negócio, que deverão ser agendadas como acontece no evento físico.
Com entendimento que a Feira da ABAV no seu modo tradicional era grande geradora de empregos diretos, como na área de eventos em geral, os profissionais da área não foram esquecidos. O público na inscrição será convidado a participar de uma “vaquinha” e o valor arrecadado será convertido em vale alimentação, para aqueles que sempre colocaram a “mão na massa” para o sucesso de um evento, como tapeceiros, operadores de áudio visual, montadores, entre outros.
Quem se une a ABAV nesse evento é a AVIESP, inserindo no ABAV Collab seu evento anual, além de entidades como Embratur, CNC, Sindparque, Abeoc, Braztoa, “para mostrar que o turismo é resiliente e forte”, como disse Magda Nassar.