A ABAV Nacional fez um levantamento de amostragem trimestral com as agências associadas à entidade e apontou destinos mais procurados para o feriado de 15 de novembro, entre outros dados do turismo brasileiro
A ABAV Nacional realizou nos últimos dias o levantamento de amostragem com seus associados em todo o Brasil sobre o desempenho do turismo no 3º trimestre de 2022.
Vale destacar que a grande maioria dos respondentes, 81%, são agentes de viagens. Mas no total dos entrevistados, há também operadores, consolidadores, receptivos, agências corporativas, entre outros.
ABAV faz levantamento e mostra os top destinos de 15 de novembro
Para o feriado prolongado do dia 15 de novembro, Proclamação da República, os destinos nacionais mais procurados foram: Rio de Janeiro, Gramado, Fortaleza, Porto de Galinhas. E Foz do Iguaçu, Natal e São Paulo ficaram empatados em quinto lugar.
Já entre os destinos internacionais mais procurados para este feriado estão: Lisboa, Buenos Aires, Miami, Paris e Chile. Por sua vez, Punta Cana, Londres e Orlando ficaram empatados em quinto lugar.
Destinos recordistas
De acordo com o levantamento feito pela ABAV, São Paulo continua na liderança de destino nacional mais vendido desde o trimestre anterior. Na sequência, estão: Gramado, Fortaleza, Rio de Janeiro, Maceió, Brasília e Porto de Galinhas.
Ainda nos destinos mais buscados, Portugal também segue na liderança de países internacionais mais vendidos, seguido por: Estados Unidos, Itália, Argentina e França.
Sobre as cidades internacionais mais vendidas, a sequência fica: Lisboa, Paris, Miami, Nova Iorque e Buenos Aires.
Veja também as mais lidas do DT
Destinos mais procurados para as férias de julho
A ABAV fez o levantamento e para a temporada de férias de julho, os destinos nacionais mais procurados foram: Fortaleza, Gramado, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. E os destinos internacionais mais procurados para o mesmo período foram: Lisboa, Orlando e Paris, Miami e Buenos Aires.
Neste terceiro trimestre, 43,3% das agências tiveram um faturamento 50% maior. Enquanto que 18,9% alegaram ter tido um faturamento 25% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quanto à distribuição de venda, 30% dos respondentes tiveram volume de vendas de 60% para nacional e 40% internacional. Já 27,8% respondeu que as vendas foram 100% nacionais e 26,7% que o faturamento se baseou em 40% nacional e 60% internacional.
Maiores desafios
Por fim, sobre os maiores desafios do período a alta de preço das passagens aéreas foi apontado por 88.9% dos respondentes. E entre 31,9% deles a solução encontrada foi a alteração de destinos, enquanto que para 21,1% a solução foi a alteração de datas.
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT com agências.