A excelência nasce do conhecimento, da troca de informações, do treinamento e da vontade de aprender. No turismo, o setor movimenta tanto o imaginário popular ligado ao lazer quanto negócios milionários no turismo corporativo. Por isso, a atualização constante é essencial para que operadores ofereçam sempre o melhor serviço aos clientes.
É disso que se trata o Projeto Brasil Recebe, uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional -, com a ABAV-SP |Aviesp, que atua como anfitriã, e ainda conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, participaram do programa agências que já operam produtos de turismo receptivo em São Paulo, bem como agências que estavam implementando o receptivo em seus respectivos portfólios de serviços.
“Reconhecemos o papel fundamental da expertise das agências de receptivos na construção da experiência do primeiro ao último dia do visitante e na excelência dos serviços prestados ao longo de toda a cadeia produtiva do turismo”, exaltou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros. “O projeto visa garantir que as agências de turismo receptivo possam expandir suas operações e elevar a qualidade do atendimento, contribuindo assim para o fortalecimento do setor turístico no país”, complementou ela.
“Contribuir com um projeto tão importante como o Brasil Recebe é uma honra para a Abav-SP | Aviesp. São Paulo é o maior polo emissivo e receptivo do turismo da América Latina, o que aumenta a nossa responsabilidade em contribuir com o aumento da qualidade dos serviços prestados e no desenvolvimento das nossas agências. Isso faz parte da missão do sistema Abav e estamos sempre dispostos a contribuir com iniciativas como esta”, destaca Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp.
Ao todo, foram oferecidos cinco módulos de treinamento dentro do projeto, sendo quatro no formato virtual e um módulo presencial, realizado no último sábado (28/6), em Salto e Itu, no interior de São Paulo. Os módulos online são: inovação e tendências do turismo receptivo; criação de produtos e roteiros de turismo receptivo; marco regulatório do turismo receptivo e marketing e comercialização de produtos de turismo receptivo.
O módulo presencial debateu como criar uma agência de receptivo, abordando questões como Boas Práticas, Inovação e Operação de Roteiros. A proposta foi enfatizar a importância da região para a história da Proclamação da República no Brasil, data celebrada em 15 de novembro. Foram destacados atrativos como o Museu Republicano em Itu, que reconta a história da Convenção de Itu de 1873, que marcou o início da campanha republicana; e o Trem da República, trecho turístico que retrata a antiga Ferrovia Ituana, inaugurada um dia antes da convenção, tendo sido essencial para a escolha da cidade para a realização do evento.
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens – é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.
A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional. Saiba mais no site.