A ABAV Nacional, representada por Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação, foi uma das entidades com assento no Conselho Nacional do Turismo que participaram da elaboração do Documento Referencial Turismo no Brasil 2015/2019, proposto pelo Ministério do Turismo. O fórum foi dividido em dois dias de reuniões promovidas na sede do Ministério do Turismo e da Embratur, em Brasília.
Os encontros reuniram gestores de diferentes segmentos do setor em torno de um debate sobre o novo ciclo do turismo e o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a partir de oito proposições por eixos temáticos: Planejamento e Gestão, Informação, Estruturação da Oferta Turística, Fomento, Qualificação, Infraestrutura, Logística de Transportes, e Promoção e Apoio à Comercialização.
Ana Carolina abordou o tema da Qualificação, por conta de sua atuação direta no Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV). ”A proposta do Ministério do Turismo era obter dos gestores indicações dos pontos positivos e negativos de cada um desses oito temas. Com o resultado das discussões, o MTur vai produzir um documento referencial, que, após validado pelos mesmos grupos que participaram das reuniões, será entregue aos candidatos à Presidência da República”, afirma Ana.
Na abertura do encontro, Lages enfatizou esse objetivo. "Esse é o momento para pensarmos nos desafios do próximo ciclo do turismo. Precisamos entender se o setor e suas competências necessitam de políticas públicas específicas para avançar e quais devem ser as prioridades para melhorar a produtividade dos serviços", conclui.
AV