terça-feira, janeiro 13, 2026
InícioPolíticas de turismoABAV-RS destaca força do turismo internacional no Rio Grande...

ABAV-RS destaca força do turismo internacional no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul ganhou destaque no cenário nacional ao se consolidar como o terceiro estado brasileiro que mais recebeu turistas internacionais em 2025. Ao todo, 1.431.795 visitantes estrangeiros ingressaram no território gaúcho por vias terrestre, aérea, fluvial e marítima — um crescimento de 86,4% em relação a 2024, quase o dobro da média nacional. Os dados são da Embratur e da Polícia Federal.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O desempenho é considerado ainda mais expressivo por ocorrer após um período de forte impacto no setor turístico, provocado pelas enchentes que atingiram o estado. Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), os números confirmam o potencial dos destinos gaúchos, ampliam as oportunidades para o trade regional e apontam para um cenário positivo em 2026.

Segundo a entidade, a posição de destaque do RS também reflete uma mudança importante na percepção do estado no mercado internacional: de corredor de passagem para destino final. Um exemplo é Gramado, onde a presença de turistas argentinos cresceu 167% em 2025, na comparação com o ano anterior. Além do aumento no fluxo, a permanência média chegou a seis noites, sinalizando maior consumo e diversificação das experiências turísticas.

Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Sul, com forte presença de turistas estrangeiros. - Crédito: MTur Destinos
Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Sul, com forte presença de turistas estrangeiros. – Crédito: MTur Destinos

Essa transformação é percebida diretamente pelas agências de viagens. A diretora operacional e de vendas da Brocker Turismo, Carlise Bianchi, afirma que cerca de 15% dos turistas atendidos atualmente pela empresa são argentinos, percentual que vem crescendo de forma consistente. Segundo ela, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de abertura de mercado internacional, especialmente com Argentina e Uruguai, por meio da participação em eventos e ações promocionais em parceria com as secretarias municipal e estadual de turismo.

“Acreditamos muito no fortalecimento dessa aproximação com os países vizinhos, principalmente porque temos atrações diferenciadas, além de uma conectividade aérea e rodoviária cada vez mais eficiente, fator decisivo para a escolha do destino”, destaca Carlise. Ela ressalta ainda a forte presença do turismo rodoviário, especialmente da região de Córdoba, que recebeu ações específicas de divulgação no último ano. “Existe um entendimento crescente de que o Rio Grande do Sul não precisa ser apenas um local de passagem. Temos produtos, experiências e estrutura para sermos um destino de permanência”, completa.

Dados da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS) reforçam essa tendência e indicam mudanças no comportamento do turista argentino, principal mercado emissor internacional para o estado. As emissões de bilhetes aéreos mostram que mais visitantes têm optado por circular entre diferentes destinos gaúchos. O volume de assentos em voos com origem na Argentina mais que dobrou em relação a 2023, impulsionado pela ampliação da oferta aérea, com operações da Gol, Latam e voos sazonais da Azul.

Entre os principais indicadores levantados pela Setur-RS, destacam-se:

  • Viagens mais longas: em 2023, 52,8% dos argentinos permaneciam entre três e quatro noites no RS; em 2025, esse percentual chegou a 68%;
  • Grupos maiores: viagens com três ou mais pessoas passaram de 21% em 2023 para 39% em 2025;
  • Perfil menos corporativo: viagens a negócios representavam 28,3% em 2023 e recuaram para 25,8% em 2025;
  • Fortalecimento das agências de viagens: 54,9% das passagens emitidas em 2023 foram realizadas por agências; em 2025, o índice subiu para 69,1%.

Para o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado, os números refletem um esforço coletivo. “O aumento na chegada de turistas, na permanência e no interesse em viajar pelo nosso estado nos deixa imensamente otimistas. É resultado de um trabalho contínuo do trade turístico, em parceria com o governo do Estado”, afirma.

Segundo ele, a tendência é de crescimento sustentável. “Temos atrativos para todas as épocas do ano, com estrutura no litoral, inúmeras experiências na Serra, turismo de compras na fronteira, além de natureza e gastronomia encantadoras em diversas regiões do estado. Agora, podemos dizer que o mundo começa, de fato, a descobrir tudo isso”, conclui.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque