ABEAR se posiciona sobre situação em Congonhas

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O posicionamento da ABEAR aconteceu após voos serem atrasados ou cancelados em Congonhas, em São Paulo, após incidente na pista principal ontem, 09

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se posicionou hoje, 10, e destacou a importância de restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal de Congonhas, em São Paulo.

O posicionamento ocorreu porque a pista principal do Aeroporto de Congonhas foi interditada ontem, 09. Isso aconteceu porque porque o pneu do trem de pouso traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourou enquanto pousava.

E de acordo com a ABEAR, a restrição de pequenas aeronaves na pista principal do aeroporto agilizará a recomposição da malha nacional. Além disso, atenderá os milhares de passageiros que precisam viajar ainda hoje e nos próximos dias.

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Vale dizer que até o momento, 300 voos das empresas GOL Linhas Aéreas e LATAM Brasil foram impactados pelo incidente. E ainda hoje, os passageiros enfrentam filas, atrasos e cancelamentos de seus voos.

Uma preocupação antiga

Inclusive, a restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da ABEAR e de suas associadas. Tanto que no dia 29 de setembro enviaram ofício à INFRAERO recomendando a adoção definitiva dessa medida.

Isso devido aos impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte como Congonhas impactarem milhares de passageiros em todo o Brasil. E a estimativa da ABEAR considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais.

Dessa forma, a ABEAR recomenda aos passageiros que consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas. E a associação também destacou que suas associadas estão flexibilizando a remarcação dos voos que foram impactados e trabalham para reacomodar os passageiros.

Veja abaixo as orientações de cada companhia:
GOL

A GOL informou que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de domingo (9/10), alguns voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados.

Também, a companhia está flexibilizando para que os passageiros posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos.

E se possível, a GOL sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o seu voo estiver na lista abaixo. Para remarcação ou pedido de reembolso, os passageiros devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465.

Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamentou pelo inconveniente e trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus passageiros.

Para saber mais, acesse o site.

LATAM

Por sua vez, a Latam informou que o incidente do avião de pequeno porte ocorrido na tarde do último domingo (9/10) já resultou, entre domingo e hoje (segunda) de manhã, no cancelamento de mais de 180 voos da companhia. Assim, trazendo prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os passageiros.

Dessa maneira, a companhia reforça que todos os seus esforços estão direcionados para acomodar, assistir, reorganizar as viagens de seus passageiros e normalizar as operações. E diante da complexidade dessa reacomodação e normalização, reforçaram as seguintes orientações para seus passageiros:

1. Antes de sair para o aeroporto, verifique o status do seu voo no site. Então, só saia de casa se tiver a confirmação do voo e conseguir fazer o check-in online.

2. Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária.

Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em “Minhas Viagens” até 11/10 https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com ABEAR.

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