Abeta apresenta lista para usufruir da natureza de forma consciente

Continua depois da publicidade

A ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) separou uma série de dicas para o turista aproveitar ao máximo a cultura da vida ao ar livre durante o Carnaval.

Acompanhe algumas dicas que podem ser úteis durante a prática de Ecoturismo ou Turismo de Aventura:

1- Planejamento

Veja também as mais lidas do DT

Antes de cair na estrada, pesquise o destino escolhido e descubra quais as atividades de aventura são oferecidas no local. Escolha aquelas mais adequadas às suas preferências e habilidades.

Falando em segurança, lembre-se: o Brasil conta com Normas Técnicas para operação de Turismo de Aventura e Ecoturismo e a lei hoje exige que as empresas tenham implantado um Sistema de Gestão da Segurança SGS de acordo com a Norma Técnica ABNT/ISO 21101. Escolha sempre empresas responsáveis e que se preocupam com sua segurança, com o meio ambiente e com a comunidade.

2- Saiba o que quer fazer

Atualmente o Brasil possui aproximadamente 30 modalidades diferentes de turismo de aventura na terra, no ar e na água. Rafting, Rapel, Canoagem, Turismo Equestre, Observação de Vida Silvestre, Mergulho e Caminhada são apenas algumas das opções. Escolha sua atividade e aproveite para desfrutar a emoção da vida ao ar livre.

3- Em família

Turismo de Aventura e Ecoturismo são para toda a família e todos podem se divertir com segurança. Muitos destinos e empresas oferecem serviços para pessoas com deficiências, tornando as atividades junto à natureza acessível a todos.

4- Escute o condutor

O condutor é o responsável pela sua segurança, diversão e bem-estar. Ouça o que ele tem a dizer. Acostumado com o ambiente e com a atividade, esse profissional vai tornar sua experiência ainda mais segura e confortável.

5- Equipamentos de segurança

Quem vai praticar uma atividade na natureza deve saber: segurança em primeiro lugar. O uso de capacete, coletes salva-vidas, cordas adequadas são essenciais para a prática das atividades ao ar livre. Verifique se esses equipamentos estão em boas condições de uso. E lembre-se: “colocou o pé na água: colete. Tirou o pé do chão: capacete”.

6- Respeite a natureza e a comunidade

Ande sempre por trilhas demarcadas, produza pouco lixo e o que for produzido deve ser trazido de volta.

Não se pode esquecer a hidratação, alimentação e manter-se aquecido quando for preciso.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade