terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioConteúdo de marcaABLA e IQA firmam parceria para otimizar gestão e...

ABLA e IQA firmam parceria para otimizar gestão e qualidade de frotas

Locadoras ganham acesso a serviços especializados em vistoria, precificação e desmobilização de veículos, com foco em eficiência e segurança

De acordo com informações da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o setor de locação de veículos no Brasil, composto por mais de 26 mil empresas, enfrenta desafios constantes para aprimorar a gestão e manter a qualidade das suas frotas. Para apoiar essas demandas, a ABLA firmou uma parceria estratégica com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), oferecendo soluções que elevam o padrão de processos de vistoria, aquisição e desmobilização de veículos.

Segundo Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA, a vistoria desempenha um papel crucial para as locadoras que buscam maior precisão na renovação de suas frotas. “Com mais de 1,6 milhão de veículos, a demanda por processos eficientes é enorme. A parceria com o IQA traz soluções de alta qualidade, garantindo mais agilidade e credibilidade para as empresas do setor”, destaca o executivo.

Como a parceria beneficia o setor

As locadoras associadas passam a contar com serviços de vistoria inicial, precificação e desmobilização conduzidos por auditores certificados pelo IQA, um organismo independente de certificação automotiva. Conforme explicou Sérgio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA, as vistorias garantem que os veículos atendam aos padrões de qualidade tanto para aquisição quanto para revenda.

O processo de vistoria inclui a análise de mais de 50 itens, como documentação, condições estruturais, sistemas de segurança e histórico de sinistros. Ao fim da inspeção, é emitido um relatório detalhado com uma pontuação técnica, baseada na Tabela FIPE, que oferece mais assertividade na precificação do veículo.

Expansão e novos projetos

Atualmente disponível para locadoras do estado de São Paulo, a iniciativa pretende expandir para outros estados e prevê a oferta de treinamentos, certificações e ferramentas inovadoras para o setor. “Nosso objetivo é atender desde grandes empresas até pequenas e médias locadoras, ampliando o acesso a soluções de alto nível a custos acessíveis”, finaliza Paulo Miguel Júnior.

A cultura da locação de veículos, segundo a ABLA

Segundo a ABLA, o aluguel de veículos está ganhando espaço em todos os setores e tem potencial para crescer: no Brasil, aproximadamente 20% das empresas privadas têm frotas terceirizadas, enquanto na Europa são 55% a 60%. E, também, mais pessoas físicas estão descobrindo que alugar é fácil e barato, desmistificando a ideia do passado de que alugar era complicado e caro.

O tamanho da frota do setor

Total de 1.570.820 automóveis e comerciais leves (janeiro/2024), divididos nas seguintes proporções:

– 52% – Terceirização de Frotas (aluguéis de longa duração para empresas privadas e órgãos públicos, carros por assinatura e locação para motoristas de aplicativos)

– 32% – Turismo de Lazer (aluguéis de curta duração para viagens de lazer)

– 16% – Turismo de Negócios (aluguéis de curta duração para viagens de negócios)

Quantas locadoras há no Brasil 

– Mais de 26.400 Locadoras (janeiro/2024), divididas nas seguintes proporções:

– 15.254 oferecendo locação de veículos sem motorista

– 4.998 oferecendo locação de veículos com motorista

– 6.171 de outros meios de transporte

Para abrir uma locadora

Para entender como abrir, melhorar, ampliar ou desenvolver habilidades para gerir uma empresa, a ABLA indica aos interessados que procurem diretamente o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Há unidades em cada um dos estados da federação e no Distrito Federal, com ideias, oportunidades e orientações para ajudar empreendedores.

Consulte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque