Em reunião com a imprensa especializada nesta quarta-feira (11), em São Paulo, o presidente do Conselho e o presidente-executivo da Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Carlos Prado e Gervásio Tanabe, respectivamente, apresentaram uma panorâmica dos 10 anos que a entidade comemora neste mês, ao mesmo tempo informaram sobre as medidas que estão sendo tomadas junto a seus associados no sentido de minimizar o efeito (pelo menos midiático) do Covid-19 (coronavírus).
REDAÇÃO DO DIÁRIO (com reportagem de Paulo Atzingen)
“Estamos tranquilizando e esclarecendo os nossos associados – por meio de uma campanha interna – de que o problema do covid-19 não pode se tornar um gerador de instabilidade na nossa economia. A Abracorp está ciente de sua responsabilidade como associação e transferindo essa tranquilidade aos seus associados”, disse Carlos Prado.
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“Esse momento de eminente pânico midiático gerado pela crise do coronavírus faz reiterar a importância da imprensa como fonte de informações confiáveis; o governo tem feito sua parte através do Ministério da Saúde. Temos apenas que tomar nossas precauções”, adiantou.
Segundo ele, o Brasil pode aproveitar essa grande chance de sair fortalecido desta eminente crise: “É preciso que empresários, governo, mídia e população se unam e trabalhem em um sentido de tranquilidade. Pânico não ajuda ninguém”, disse o dirigente. E reforçou o trabalho que pode ser feito para desenvolver o turismo interno. “Não podemos perder a chance de fazer bons negócios no Brasil, vendendo mais o turismo doméstico”, afirmou.
Azul: “Sem pânico”
Estiveram presentes na coletiva de imprensa Antonio Américo (diretor Comercial) e Abhi Sha (vice-Presidente de Receitas), ambos da Azul Linhas Aéreas. Abhi lembrou que sua empresa aérea não tem nenhum tipo de ação que fuja dos moldes padrão das companhias aéreas globais. “A Azul atende a padronização da indústria aérea mundial. A limpeza das aeronaves tem sido intensificada, mas sem pânico. Alguns comissários usam a máscara em voos internacionais, mas voluntariamente, não é uma exigência da Azul”, afirmou o VP, em resposta ao DIÁRIO.
10 anos
Gervásio Tanabe, por sua vez, salientou pontos importantes da associação. “Nesses 10 anos alcançamos uma estrutura sólida e demos especial importância à governança, à relação com associados por meio de capacitação, e claro, estabelecemos uma relação de transparência tanto com o mercado quanto com as TMCs Travel Management Company).
“Representamos 1/3 das transações corporativas no Brasil, e chegamos, aos 10 anos a movimentar R$ 100 bilhões”, revelou.
“O papel da Abracorp é ajudar no desenvolvimento econômico do Brasil por meio da entrega de melhores serviços aos viajantes corporativos, isso tudo nos garantirá longevidade”, prognosticou Tanabe.
Balanço janeiro 2020
Segundo os executivos, o mês de janeiro/20 apresentou um crescimento de 7,11% (nos números totais nas vendas das agências corporativas), em relação ao mesmo período do ano passado. “Isso deu mostras de que o ano vai ser muito bom”, prognosticou o presidente Carlos Prado. Destaques para hotelaria nacional, que teve um crescimento expressivo (14,26%), no aéreo internacional (19,60%) e na locação de veículos nacional (8,93%).