sexta-feira, junho 6, 2025
InícioHotelariaAccor aposta em autoatendimento para agilizar check-in nos hotéis...

Accor aposta em autoatendimento para agilizar check-in nos hotéis brasileiros

Líder global em hospitalidade, a Accor dá mais um passo rumo à modernização da experiência hoteleira com a implantação de totens de auto check-in. A tecnologia já está em funcionamento nas unidades ibis budget São Paulo Jardins e ibis budget São Paulo Frei Caneca, oferecendo aos hóspedes um processo de chegada mais rápido e prático. Com a novidade, o tempo médio de atendimento é reduzido em até 70% a 80%, otimizando a operação e elevando o conforto do cliente.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o sistema permite que o hóspede realize o check-in de forma autônoma em cerca de 90 segundos. Antes da chegada, o hóspede recebe um link para preencher seus dados, enviar documentos e realizar o reconhecimento facial. No hotel, basta confirmar as informações no totem, efetuar o pagamento se necessário, e gerar a chave eletrônica do quarto, que estará pronta para o hóspede acessar imediatamente. O processo é simples e pode ser finalizado rapidamente, sem a necessidade de interações demoradas.

Embora já utilizada em outros setores, a tecnologia de autoatendimento ainda é uma novidade na hotelaria – e tem a Accor como pioneira. “A implementação do totem de auto check-in é um avanço significativo para a Accor e para a hotelaria como um todo. Estamos sempre em busca de soluções que tragam mais praticidade e agilidade para nossos hóspedes, sem abrir mão da excelência no atendimento. Abrir o caminho no setor para essa tecnologia é muito importante para nós e acreditamos que a expansão desse projeto trará benefícios ainda maiores para nossos clientes, colaboradores e para a evolução da hotelaria como um todo” afirma Marcelo Salomão, SVP de Tecnologia Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

Tecnologia reduz filas, agiliza o atendimento e será expandida para mais unidades no Brasil e nas Américas - Foto: divulgação
Tecnologia reduz filas, agiliza o atendimento e será expandida para mais unidades no Brasil e nas Américas – Foto: divulgação

Desenvolvida em parceria com empresas especializadas em soluções tecnológicas TAG EXPRESS e GRUPO LINE, além do apoio dos parceiros homologados Fiserv, Assa Abloy e Onity, a plataforma de autoatendimento segue os mais altos padrões internacionais de segurança da informação. Todo o sistema foi projetado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), garantindo o tratamento seguro, ético e transparente dos dados pessoais dos hóspedes. O recurso de reconhecimento facial, utilizado exclusivamente para validar a identidade do cliente no momento do check-in, acrescenta uma camada extra de segurança à operação. As informações são armazenadas com segurança em ambiente em nuvem, assegurando alta integridade dos dados e total aderência às legislações vigentes.

Segundo Olivier Hick, COO Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, a tecnologia também melhora a operação interna dos hotéis: “O sistema libera os colaboradores para oferecerem em um atendimento mais personalizado, focado nas necessidades do hóspede o que eleva a qualidade da experiência do cliente e torna a operação mais eficiente.” A gerente geral do ibis budget São Paulo Jardins, Amanda Amorim, confirma os resultados positivos: “A aceitação dos hóspedes tem sido excelente. Reduzimos significativamente as filas e conseguimos acomodar mais pessoas em menos tempo” conclui.

A Accor planeja a expansão dos totens de autoatendimento para outras unidades no país e, em médio prazo, para hotéis da rede em diferentes países das Américas. A longo prazo, a empresa pretende transformar o auto check-in em um novo padrão operacional, inclusive oferecendo a tecnologia para outros players do setor, consolidando sua liderança em inovação e eficiência na hospitalidade.

Saiba mais no site oficial da rede Accor.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque