Rede hoteleira investe na experiência culinária e projeta que 25% da receita venha do setor de Alimentos & Bebidas
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências
De acordo com nota da Accor enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a rede hoteleira está ampliando sua estratégia de Entretenimento, Alimentos e Bebidas (E&F&B) no Brasil com novos conceitos gastronômicos. As novidades vão desde culinária italiana e pratos regionais brasileiros até hambúrgueres, comida peruana e opções plant-based.
A meta da Accor é que, nos próximos anos, 25% da receita dos hotéis venha do setor de A&B. Para isso, a empresa transformará bares e restaurantes em pontos de encontro não apenas para hóspedes, mas também para o público local, aumentando a oferta de experiências gastronômicas exclusivas.
Novos Conceitos de Restaurantes
Entre os destaques, está o Lolatella Trattoria, especializado em culinária italiana, que está sendo implementado no Novotel São Paulo Berrini. Já o Base BBQ, focado no churrasco brasileiro, opera no Novotel São Paulo Morumbi e, em breve, estará também no Novotel São José dos Campos (SP), Novotel Porto Alegre Três Figueiras (RS) e Novotel Maceió Pajuçara (AL).
Esses conceitos fazem parte do Guia de Conceitos F&B da Accor, que reúne 24 marcas gastronômicas adaptadas às demandas locais, prontas para implementação nos hotéis da rede no Brasil e em países hispânicos.
Aprimoramento do Serviço de Bar
A Accor também lançou recentemente um manual de coquetéis para elevar o nível do serviço de bar em seus hotéis. Com essa iniciativa, unidades das marcas ibis, ibis Styles, Novotel e Mercure poderão oferecer uma experiência aprimorada, independentemente de contarem com bartenders profissionais.
“A implementação de conceitos gastronômicos personalizados permite que cada hotel se conecte com seu destino e público local, oferecendo experiências únicas. Hoje, contamos com mais de 1.200 bares e restaurantes nas Américas, e essa diversidade representa um grande diferencial para nossos investidores”, afirma Olivier Hick, COO da Accor Brasil para a divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E).
Nos próximos meses, a empresa pretende implementar 26 novos projetos gastronômicos, consolidando sua liderança no setor de E&F&B.
Eventos Gastronômicos de Sucesso
O sucesso da estratégia já pode ser visto no Pullman São Paulo Vila Olímpia, que teve um faturamento expressivo no último ano com eventos que combinam entretenimento, gastronomia e bebidas, como:
- Dining in the Dark – Jantar às cegas que proporciona uma experiência sensorial diferenciada;
- Art Battle – Competição de arte com DJs, drinks e alta gastronomia;
- Art & Wine – Degustação de vinhos combinada com workshops de arte;
- Pullman Dinner Show – Experiência gastronômica com música ao vivo.
Compromisso com Sustentabilidade
A Accor reforça seu papel na alimentação sustentável e assumiu sete compromissos até 2030, incluindo:
- 25% do cardápio com opções vegetarianas ou plant-based;
- Receitas de baixo carbono;
- Fornecimento de café, chá e cacau de produtores responsáveis;
- Pelo menos 5 produtos orgânicos no café da manhã;
- Valorização de fornecedores locais e sazonais;
- Proibição de frutos do mar ameaçados e promoção da pesca responsável;
- Incentivo ao bem-estar animal entre os fornecedores.
Com essa estratégia, a Accor fortalece sua presença no setor de Alimentos & Bebidas, proporcionando novas experiências aos clientes e elevando a rentabilidade dos hotéis.