InícioEconomia do turismoRiise XP 2023: Accor realiza evento de diversidade e...

Riise XP 2023: Accor realiza evento de diversidade e inclusão

Com palestras de grandes personalidades brasileiras, e muita troca de conhecimento sobre diversidade, igualdade de gêneros e inclusão, a Accor realizou o Riise XP 2023

Na tarde desta quinta-feira, 19, colaboradores da rede Accor participaram em peso do Riise XP 2023. Esse evento, que foca em trazer palestras e capacitações sobre temas ligados à igualdade de gêneros, diversidade e inclusão, aconteceu no Novotel Jaraguá, em São Paulo.

Colaboradores da rede Accor fazem o credenciamento para o Riise XP 2023
Colaboradores da rede Accor fazem o credenciamento para o Riise XP 2023 (Foto: Caroline Figueiredo – DT)
Os colaboradores compareceram em peso
Os colaboradores compareceram em peso (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Inclusive, o evento, que é muito aguardado por todos e acontece desde 2015, chegou à sua 5ª edição.

Riise XP 2023 e a importância da busca pela diversidade e igualdade

A primeira palestra do dia contou com Magda Kiehl, SVP Legal, Compliance & Security e Embaixadora Riise. Inclusive, ela subiu ao palco ao som de uma bela salva de palmas dos participantes e da música “Who Run The World?”, da Beyoncé.

Além disso, Thomas Dubaere, CEO Accor Américas, também marcou presença e foi aplaudido.

“Estou muito feliz de participar do Riise XP 2023. É uma honra fazer parte desse evento, pois a igualdade de gêneros é um assunto fundamental na nossa sociedade”, declarou o CEO.

Riise XP 2023: Thomas Dubaere, CEO da Accor Americas
Thomas Dubaere, CEO Accor Américas, palestrou na abertura do evento (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

“Apesar de termos feito progresso, ainda hoje temos grandes disparidades entre homens e mulheres na nossa sociedade”, lembrou Thomas Dubaere.

“Precisamos trabalhar para combater isso e para promover a igualdade e diversidade, que não envolve apenas os gêneros. Mas, além deles, também envolve raça, religião, orientação sexual. Então, para alcançarmos a diversidade e a igualdade, precisamos ter um esforço coletivo para que todos possam seguir suas vidas, suas carreiras, seus sonhos, com igualdade, justiça dignidade e respeito”, finalizou o CEO.

O programa Riise no Brasil

Em seguida, Magda Khiel falou sobre o programa Riise no mundo, as metas do programa e as iniciativas no Brasil.

Riise XP 2023: Magda Khiel falou sobre as iniciativas Riise no Brasil
Magda Khiel falou sobre as iniciativas Riise no Brasil (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Entre elas, Magda destacou o Mentoring, que envolve mentoria e foca no desenvolvimento pessoal e profissional para as colaboradoras. Além disso, há o She Travel Club, que qualifica os hotéis da Accor como um ambiente seguro e confortável para as mulheres que viajam sozinhas.

Ainda, Magda falou sobre o Programa Acolhe, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. Inclusive, esse é um dos principais programas da Accor, que conta com ampla participação dos colaboradores da rede e tem grandes parceiros. Como, por exemplo, o Instituto Avon.

Mas não para por aí. Pois Magda falou sobre a nova identidade visual do programa Canal da Mulher, que é interno e voltado para as colaboradoras da rede hoteleira.

Magda falou sobre a nova identidade visual do Programa Mulher
Magda falou sobre a nova identidade visual do programa Canal da Mulher (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

“Nessa nova identidade visual, as letras estão mais juntas, o que significa que nós, mulheres, estamos unidas”, apontou Magda Khiel.

Riise XP 2023: o feminismo negro e as escolhas das mulheres

Depois, subiu ao palco, com muito entusiasmo do público, a filósofa feminista, escritora e acadêmica Djamila Ribeiro. Ela palestrou sobre o tema “Quem tem medo do feminismo negro?”

Riise XP 2023: Djamila Ribeiro palestrou sobre o feminismo negro e as escolhas das mulheres
Djamila Ribeiro palestrou sobre o feminismo negro e as escolhas das mulheres (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Na ocasião, Djamila iniciou a palestra, falando um pouco de sua trajetória. Filha de ativistas, ela comentou que a luta pela igualdade sempre fez parte de sua vida. Principalmente, por conta de sua família.

“Hoje, eu tenho uma filha de 18 anos. Quando ela era pequena e tinha uns 6 anos, ela queria jogar futsal. Mas não tinha time feminino para essa idade, só a partir dos 12 anos. Então, ela participou do time masculino, no gol, e por ser menina, muitos pensavam: “Ah, vai ser fácil”. Esse pensamento só porque ela era menina”, explicou Djamila.

“Então, com toda essa pressão de “não poder errar para demonstrar que é forte”, “porque precisa ser perfeita”, quando ela levava um gol, ela chorava”, complementou.

Escolhas

Com isso, Djamila lembrou o pensamento de Simone de Beauvoir, uma conhecida filósofa e escritora, que Djamila estuda. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, escreveu Simone de Beauvoir.

“Ou seja, essa frase da Simone de Beauvoir quer dizer que ninguém nasce mulher. Nós aprendemos, crescemos e nos tornamos mulheres. O que a Simone questiona é justamente sobre a escolha. Porque, caso as nossas escolhas não sejam aquelas “esperadas”, nós, mulheres, somos questionadas”, pontuou.

Participação coletiva

Outro ponto que Djamila destacou é a importância da participação coletiva para tratar de temas tocantes à sociedade. Como, por exemplo, o combate ao machismo, ao racismo, à homofobia, entre outros.

“Pessoal, no meu livro, quando eu falei sobre ‘lugar de fala’, eu disse o seguinte: uma pessoa branca, por exemplo, se posiciona contra o racismo, com uma vivência. Já uma pessoa negra se posiciona contra o racismo, com outra vivência. Mas, todos podem e devem se posicionar sobre esse tema, que está presente na sociedade”, destacou.

Riise XP 2023: Djamila finalizou a palestra falando da importância da participação coletiva para debater situações da sociedade, e transformá-las
Djamila finalizou a palestra falando da importância da participação coletiva para debater situações da sociedade, e transformá-las (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

“Então, a participação coletiva no debate sobre esses temas, na mudança, é importante. É necessário”.

“Hoje, eu tenho um selo de publicação de livros, e como mulher heterossexual, a maneira que eu encontrei de ouvir, de ajudar na inclusão de pessoas LGBT, foi publicar autoras lésbicas. Então, a empatia, a inclusão, é possível, é necessária”, finalizou.

Após o fim da palestra, a plateia pôde fazer perguntas à Djamila e ainda houve um sorteio de 3 exemplares do livro “Quem tem medo do feminismo negro?” . Então, os sortudos que ganharam os livros, também receberam o autógrafo da autora, Djamila Ribeiro, com dedicatória.

Djamila, com uma das vencedoras do sorteio
No centro da foto, Djamila, com uma das vencedoras do sorteio, ao lado de Magda Khiel e também com o moderador do evento (Foto: Caroline Figueiredo – DT)

Depois, houve um rápido Coffee break para os participantes. Em seguida, começa a 2ª rodada de capacitações.


Por Caroline Figueiredo – DT.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque