Em São Paulo para participar do Think Tank, evento realizado nesta quinta-feira (5) no Hotel Pullman Ibirapuera, o Diretor da Fundação IGLTA (Internacional LGBTQ+ Travel Association), Thomas TJ, destacou protagonismo do Brasil no mercado global de turismo LGBT
*Por Zaqueu Rodrigues (Jornalista Colaborador)
O mercado brasileiro de Turismo LGBT é o maior da América Latina e está em expansão”, analisa Thomas TJ Chernick, diretor de Engajamento de Parceiros da Fundação IGLTA (Internacional LGBT+ Travel Association) que está em São Paulo para a 7ª edição do Think Tank. Pela primeira vez no Brasil, o evento anual aconteceu nesta quinta-feira (5) no Hotel Pullman Ibirapuera, na zona sul paulistana. A escolha do país como sede, aponta Thomas, reforça a importância que o mercado brasileiro de turismo LGBT+ tem para a IGLTA.
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O 7º Think Tank, nas palavras de Thomas TJ, foi um encontro de líderes do turismo. Contou com representações do Ministério do Turismo, da Embratur, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, bancos, agências de viagem, destinos, secretários… “Agora, iremos trabalhar no relatório do evento, que será publicado globalmente no início de 2025 contendo os impactos e indicadores para acompanharmos o progresso”, explica ele.
A Fundação IGLTA atua fundamentada na liderança, educação e produção de conhecimento e informações estratégicas sobre o segmento. Ela projeta que o turismo LGBT+ do Brasil movimentará mais de 500 bilhões de dólares por ano até 2031. “É um mercado muito importante de transformações sociais. É o segundo maior mercado da IGLTA”, dimensiona o diretor da Fundação IGLTA.
Thomas TJ pontua que o trabalho da IGLTA é sobre ir muito além de um ponto A ao ponto B. “Quando estamos falando de comunidade LGBT, estamos falando de pessoas que querem amar, se amar, e ter o direito de viver em segurança, algo que ainda não acontece. Turismo LGBT tem um grande impacto social, cultural, econômico… e isso muda corações, e isso muda mentes”, sublinha.
Clovis Casemiro, diretor da IGLTA na América do Sul, afirma que a realização do Think Tank no Brasil é uma grande oportunidade para o turismo LGBT+ do país. “Estou muito feliz com este evento da Fundação IGLTA no Brasil. O Think Tank é evento muito especial, pois é um momento em que a IGLTA faz um relatório publicado no mundo todo junto com as Nações Unidas. A IGLTA é parte da UNWTO, que agora mudou para UNTurismo, que é a área das Nações Unidas para o turismo”.
Para Casemiro, um dos focos agora é ampliar a produção de dados para dimensionar com exatidão o turismo LGBTQ+ do Brasil e o perfil dos viajantes. “Estamos em contato com o Ministério do Turismo e Embratur para a produção de mais dados sobre turismo LGBT. A parceria mundial da Accor com a IGLTA é fundamental para falarmos de negócio: do turista LGBT que consome em hotel, aéreo, restaurante. O Think Tank é um evento essencialmente de negócio. E é fundamental entender que estamos falando de um consumidor”.
Nos últimos anos, sob as diretrizes da comissão interna de diversidade, a Accor Hotels ampliou o apoio a eventos pautados pela inclusão e diversidade, como o Circuito SP de Cores, programa realizado em São Paulo pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. Neste ano de 2024 foi a rede hoteleira oficial da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, uma das maiores paradas do Orgulho LGBT+ do mundo.
Antonieta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, e líder LGBTI+ da Accor para as Américas, pontua o posicionamento da rede hoteleira como a diversidade na indústria de hospitalidade. “Como parceiro global platinum da IGLTA desde 2021, estamos dedicados a promover um turismo mais acolhedor e seguro para todos. Este evento reforça nossa crença de que colaborar com outras lideranças do setor é essencial para desenvolver soluções práticas e sustentáveis”.
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